quinta-feira, 25 de abril de 2024
PAPO SÉRO

FORÇA DE VONTADE

15/04/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Ensina-se me a fazer tua vontade, pois tu és o meu Deus. Salmo 143:10


As pessoas formam um mosaico fantástico de personalidade. Cada pessoa é a soma de fatores singulares. Por isso, todas são únicas e especiais. Refletindo essa diversidade, encontramos no dia a dia pessoas com uma vontade inabalável, uma determinação de ferro, e outras pessoas com uma vontade fraca, um grau de persistência quase nulo.

O nível de força de vontade normalmente é revelado nos grandes projetos e nas pequenas coisas: a busca de um diploma, o sonho de uma medalha olímpica, o aprendizado de um novo idioma, a mudança de dieta, a prática regular de exercícios , o abandono de um hábito prejudicial, a superação de uma mania.

Porque algumas pessoas têm vontade forte e outras têm vontade fraca? Porque um Clodoaldo Silva, o maior medalhista brasileiro de Paraolimpíadas, consegue superar tantos obstáculos para subir ao pódio, enquanto outros desistem diante de qualquer dificuldade?

Ninguém sabe com absoluta certeza. Somos um mistério. Os fatores genéticos e ambientais certamente contam. A motivação é fundamental para a continuidade do esforço. A história pessoal de sucessos e fracassos também parecem influir. O mesmo serve para a capacidade de imaginar e visualizar o resultado. Quem antecipa em sua mente a alegria do sucesso, tem mais chance de superar os desafios e obstáculos. E, obviamente, a habituação ou repetição pode fortalecer a vontade para o bem ou para o mal. A bíblia nos ensina em Provérbios que: “ Tudo aquilo que você pensa assim será”.

Tudo depende do direcionamento da vontade. Começamos com a vontade de viver, passamos pela vontade do prazer, chegamos à vontade racional e estabelecemos uma vontade moral (ou ideal). Isso não significa que esses tipos de vontade não possam existir ao mesmo tempo. Quando direcionamos o desejo e educamos a nossa vontade, a motivação aparece e as coisas costumam acontecer.

É Certo que a vontade tem um grande poder em nossa vida. Ellen White comenta em um de seus livros: “O poder da vontade não é estimado como devia ser. Se a vontade permanece desperta e devidamente dirigida, ela transmitirá energia a todo o ser”. Contudo precisamos contar com o poder infinito de Deus. O poder divino unido ao esforço humano é sinônimo de vitória. Você é livre para avaliar, escolher e mudar, mas mais que querer, você precisa decidir. Toda decisão te leva para ação.

 

Um excelente final de semana a todos e fiquem com Deus.

Luci Alvino Kniphoff da Silveira – Llíder da UDF e Coach.