quinta-feira, 28 de março de 2024
MANIPULARE

A IMPORTÂNCIA DE INGERIR LÍQUIDOS NO VERÃO E COMO EVITAR O CÂNCER DE PELE.

02/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Verão é a época do ano mais esperada para aproveitar os dias quentes seja na praia ou na piscina. Dependendo da escolha, os cuidados são os mesmos para manter o corpo hidratado.
Em dias mais quentes o corpo perde mais líquido através do suor, por isso é necessário consumir uma maior quantidade de água. Esperar a sede para beber água é sinal de que o corpo pode estar desidratado e com o funcionamento das células e órgãos comprometido. Outro problema causado pela falta de líquidos é o surgimento de problemas como dermatites, infecções, intoxicações, entre outros fatores afetados pela desidratação.

Além da água pura, outros alimentos que contém este componente são bem-vindos, como frutas, legumes e verduras que são fontes de vitaminas, minerais e fibras alimentares. Esses alimentos além de ter boa quantidade de água, são refrescantes e fáceis de ser consumidos. As sugestões de frutas são: abacaxi, melão, melancia, laranja, pêssego, uva e coco verde. Além disso, os chás (de preferência os claros e de ervas), água aromatizada e sucos são boas opções para incrementar e variar o cardápio. Esse último é recomendado o consumo sem açúcar para ser menos calórico.

Funções da água no organismo:

- Transporte de nutrientes e detritos celulares, que resultam dos processos metabólicos;

- Transporte de hormônios, enzimas e células sanguíneas Solvente e meio de suspensão. Ajuda a dissolver substâncias, promovem reações químicas, e juda a eliminar toxinas através da urina;

- Lubrifica articulações;

- Ajuda a regular a temperatura do nosso organismo;

- Essencial para todos os processos fisiológicos: digestão, absorção, assimilação e excreçã