sábado, 20 de abril de 2024
PREGA USO RACIONAL

Goioerê poderá ter rodízio no abastecimento de água nos próximos dias, diz Sanepar

21/09/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Mesmo com as medidas emergenciais e operacionais adotadas, a cidade de Goioerê está correndo o risco de sofrer rodízio no abastecimento de água. A estiagem prolongada reduziu a vazão de poços artesianos que abastecem a cidade. Aliado a isso, as altas temperaturas aumentaram significativamente o consumo de água nos últimos dias. O alerta é da Sanepar.

De acordo com a companhia de abastecimento, o fim de semana foi crítico em Goioerê e o sistema chegou a ter falta de água em alguns horários. A redução da vazão dos mananciais de abastecimento da cidade chegou a 40%. O poço que entrou em operação no ano passado está com redução de 70%.

“Sem previsão de chuvas regulares, é possível que nos próximos dias seja necessária a implantação de rodízio no abastecimento”, alerta a Sanepar.

Conforme a gerente regional da Sanepar em Campo Mourão, Araceli Stela, a empresa adotou medidas emergenciais como a reperfuração para aprofundamento dos poços existentes e a troca de equipamentos por mais potentes, porém as medidas já não surtem mais efeitos porque não há mais disponibilidade de água nos mananciais para garantir o abastecimento de forma regular.

“A partir de agora dependemos da ação de todos para que façam o uso racional da água, priorizando o consumo na alimentação e higiene pessoal”, ressalta a gerente.

Segundo Araceli, além de operacionalizar novos poços, a Sanepar trocou equipamentos por outros de maior potência. Mas, como a estiagem reduziu o volume de água disponível, não há possibilidade de ampliar a captação. (Goionews – Com Tribuna do Interior).