sexta-feira, 29 de março de 2024
TRANSPARÊNCIA

Goioerenses no evento do Observatório Social do Brasil em São Paulo

12/06/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                O prefeito Pedro Coelho e integrantes do Observatório Social de Goioerê participaram na terça-feira, 11, em São Paulo do evento “Repasses federais em educação: transparência e controle social em municípios do projeto Obra Transparente”, promovido pelo Observatório Social do Brasil.

                                Desde 2017, a Transparência Brasil e o Observatório Social do Brasil realizam o projeto Obra Transparente, um trabalho conjunto de controle social sobre as obras de creches e escolas do programa Proinfância do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).
                                Durante o evento foram feitos relatos baseados no treinamento de observadores para monitoria de obras técnicas em 21 cidades do país, oferecendo assessoria técnica e promovendo a troca de experiências entre os participantes, o projeto fez apontamentos alarmantes: das 135 obras que os participantes monitoraram, 55 (40,7%) foram canceladas.
                                Além disso, houve também ainda um balanço da política de repasses federais para custear infraestrutura escolar, com representantes da Controladoria Geral da União, Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação, Confederação Nacional dos Municípios e Ministério Público Federal.
                                O prefeito Pedro Coelho destacou a importância de acompanhar o que está sendo feito em nível federal para se ter qualidade nas obras e transparência nas prestações de contas, para que as práticas possam ser implantadas em Goioerê.