sexta-feira, 26 de abril de 2024
AMOR EXIGENTE

3ª SEMANA / 9ºPrincípio com enfoque EU e a SOCIEDADE

18/09/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Isolamento não é uma atitude que soluciona desafios e nossa comunidade possui vários recursos que podemos explorar, a começar pelo nosso grupo de apoio do programa Amor Exigente. Os grupos de apoio não apresentam soluções mágicas, mas quando aceitamos ajuda e trocamos experiências, aumentamos nossa capacidade para lidarmos com um problema de alta complexidade de forma assertiva e orientada. Os grupos de apoio não fazem milagres, mas quando nos movemos, apoiando e sendo apoiados, a providência divina também se move, e o milagre acontece. Abertos a dar e receber apoio em comunidade, ajudamos a melhorar nosso entorno e, consequentemente, a nós mesmos
O primeiro grupo de autoajuda deveria ser a família. Quando não encontramos na nossa família o espaço para o diálogo das nossas dificuldades, vamos procurar outro espaço para que alguém possa oferecer um tempo para que possamos desabafar.
Sempre é bom lembrar que somos um grupo de autoajuda e mutua-ajuda. Eu preciso me ajudar tomando atitudes e colocando-me limites e isto, inevitavelmente, também proporciona no outro o sentimento de que é possível viver em função de alguém ou ficar doente em virtude da doença do outro. E isto é proporcionar mutua-ajuda. A minha força de vontade vai encorajar o outro a tomar atitudes também. E assim vamos nos ajudando.
Eu diria que o mês de setembro é o momento de as pessoas avaliarem o quanto estamos sendo eficientes nas nossas reuniões. O quanto estamos proporcionando de afeto, carinho e atenção nas reuniões.
Afinal, o que eu não encontrei na minha casa fui procurar em outra casa. Aí, eu encontrei um espaço onde as pessoas não julgam, não me perguntam de que religião eu sou, não querem saber de que partido eu sou. Apenas querem saber da minha dor e de que forma através do Amor-Exigente podem contribuir para que eu encontre um caminho alternativo, onde o sofrimento e a dor possa ser melhor trabalhado.
Então, o grupo é onde finalmente as pessoas podem dizer: “aqui todos me entendem e sabem o tamanho da minha dor”.
No grupo de amor-exigente vamos percebendo aos poucos que não tínhamos perdido de vez a nossa capacidade de amar e, muito menos, a nossa personalidade. O que aconteceu é que a dor era tão grande que conseguia esconder o melhor de cada um de nós.
Partilha: 1-Quais recursos eu consigo identificar em minha comunidade e que podem me servir de apoio? 1-Dentre os vários grupos de que participo em minha comunidade, quais deles me eleva, me engrandece e quais me atrapalham? Quais escolha fazer?
Este texto é uma contribuição do grupo Amor Exigente- Despertar-Goioerê Pr.
Reuniões todas as terça-feira às 19:30 min. Sala Monsenhor Francisco- Anexa à Paróquia Nossa Senhora das Candeias
VENHAM PARTICIPAR