sexta-feira, 26 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

OS CRISTÃOS SÃO TESTEMUNHAS VIVAS DA PRESENÇA DE DEUS NO MUNDO

04/07/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Prezados irmãos e irmãs, Pax Christi!

Os cristãos desde o momento em que são batizados e ungidos no peito com o óleo dos catecúmenos são perseguidos e sempre desafiados no seguimento de Jesus Cristo. Muitas vezes seremos desprezados por acreditar que Jesus está vivo no meio de nós. A fé cristã não é uma mera filosofia, não é um seguimento ideológico. Crer em Cristo é tentar viver os valores que ele nos deixou. Estes valores têm uma profundidade altruísta, ou seja, quando aderimos ao mistério cristão somos convidados a partilhar. Não existe lugar para o cristão em um mundo de compra e venda de mercadorias que tem fundamento nas relações comerciais. Lembremos dia 25 da ordenação Episcopal de Dom Bruno, Bispo da Diocese de Campo Mourão.

OREMOS: Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Mt 10,26-33):
Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: “Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vedem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento de vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contatos. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante de meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus”.

Todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante de meu Pai que está nos céus.

O seguimento de Jesus exige uma entrega total, sem reservas e sem medo. Não podemos temer os valores transitórios da sociedade. Devemos estar prontos para o que o Senhor nos pede. Como cristãos devemos estar com nosso olhar voltado para o eterno. Este olhar vai mudando os nossos valores e aos poucos, passamos a direcionar o nosso ideal para o bem comum. Na realidade o cristão é um eterno inconformado com o relativismo do mundo. A busca pelo essencial faz de sua vida um “incômodo” para os que se alimentam de alegrias momentâneas.
Estamos sempre na presença de Deus e devemos cultivar esta realidade para sermos felizes. O desafio do seguimento sempre será conforme a resposta que dermos ao Senhor. Deus sabe tudo sobre nós. Ele deseja nos promover constantemente para termos a ventura de estarmos sempre com Ele na eternidade.
Não podemos nos perder numa defesa de Jesus teórica. Jesus precisa antes ser conhecido e amado. Somos convidados a termos uma experiência de amizade com Ele em nossas vidas. Quanto mais profunda for a nossa amizade com Jesus, que é cultivada na oração, mais renúncias irão surgir em relação às alegrias superficiais que o mundo nos oferece. Nossa amizade com Jesus vai transformando a nossa vida e fazendo de nós novas criaturas. A oração transforma porque todo diálogo sincero muda seus interlocutores. No momento em que dialogamos com o Senhor descobrimos o que ele deseja de nós e mudamos a direção de nossa vida.
Podemos sentir em nosso coração certa angústia por percebermos o desprezo de muitas pessoas daquilo que optamos por causa de Jesus. Precisamos cultivar a nossa Fé e sentir em nosso coração que só o verdadeiro amor pode preencher a nossa vida. Não podemos nos considerar perdedores por sermos a minoria que não é manipulada pela grande mídia controlada pelas relações comerciais. Percebemos que esta tenta destruir a família e o sacerdócio de Cristo com seus representantes. A mídia manipulada é responsável por toda miséria que a sociedade se encontra em termos morais e religiosos.
A negação de Jesus é a nossa própria condenação e infelicidade. Nada se iguala a verdadeira felicidade que ele nos oferece, mesmo não sendo aparente como as alegrias superficiais que aparecem sendo promovidas pela sociedade.
Devemos buscar constantemente a santidade que consiste em se deixar amar por Deus em todos os momentos e com todas as limitações de nossa vida. Os santos souberam ser sensíveis à realidade do amor de Deus. Eles não perderam tempo. Souberam amar o que merecia ser amado.
A perda que temos diante do mundo é vitória diante de Deus. Não podemos cansar de praticar o bem mesmo sendo desprezados. O importante é a raiz de nossa existência, o sentido mais profundo de nossa vida que só encontraremos em nosso relacionamento com o Criador. Aqueles que buscam a santidade passam a amar o que o mundo odeia e odiar o que o mundo ama.

Dá-nos coragem Senhor para amá-lo e defendê-lo em todos os momentos de nossa vida.

Rio Grande, 15 de junho de 2020.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.