quarta-feira, 24 de abril de 2024
MANIPULARE

Síndrome do intestino irritável (SII)

15/04/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio do trato digestivo que provoca dor abdominal e constipação ou diarreia recorrentes.
A causa da síndrome do intestino irritável é desconhecida. Em muitas pessoas que sofrem da síndrome, o trato digestivo é especialmente sensível a vários estímulos. As pessoas podem sentir desconforto causado por gases ou contrações intestinais que não incomodam outras pessoas. Embora as alterações nos movimentos intestinais causadas pela síndrome pareçam estar relacionadas com contrações anormais do intestino, nem todas as pessoas que sofrem da síndrome têm contrações anormais e, em muitas das que têm, as contrações anormais nem sempre coincidem com os sintomas. Em algumas pessoas, os sintomas da SII têm início após um episódio de gastroenterite.Fatores emocionais (como estresse, ansiedade, depressão e medo), dieta, medicamentos (incluindo laxantes), hormônios ou irritações menores podem desencadear ou piorar uma exacerbação (crise ou ataque) da síndrome.Para algumas pessoas, refeições com alto teor de calorias ou uma dieta com alto teor de gordura podem ser um fator desencadeante.Para outras pessoas, trigo, laticínios, feijão, chocolate, café, chá, alguns adoçantes artificiais, certos vegetais (como aspargos ou brócolis) ou frutas (como damasco) parecem agravar os sintomas. Esses alimentos contêm carboidratos que são mal absorvidos pelo intestino delgado. Os carboidratos são fermentados por bactérias no intestino, o que causa gases, distensão abdominal e cólicas. Como muitos produtos alimentares contêm vários ingredientes, pode ser difícil identificar o fator desencadeante específico.Outros descobrem que comer muito rápido ou longos períodos de jejum estimulam uma exacerbação. Entretanto, essa relação não é consistente.Nem sempre as pessoas apresentam sintomas após um fator que normalmente os desencadearia, e os sintomas frequentemente aparecem sem nenhum fator desencadeante óbvio. Não está claro como todos os fatores desencadeantes se relacionam com as causas da SII.
Sintomas da SII
A SII tende a começar na adolescência e por volta dos 20 anos, causando crises de sintomas que aparecem e desaparecem em intervalos irregulares. O início dos sintomas da síndrome em idade adulta avançada é menos comum, mas não raro. As exacerbações ocorrem quase sempre quando a pessoa está acordada e raramente despertam uma pessoa de seu sono.Os sintomas da síndrome de intestino irritável incluem dor abdominal relacionada ou aliviada pela evacuação (defecação), mudança na frequência da defecação (como, por exemplo, constipação ou diarreia) ou na consistência das fezes (moles ou empelotadas e duras), inchaço (distensão) abdominal, muco nas fezes e a sensação esvaziamento incompleto após a defecação. A dor pode se apresentar em episódios de dor contínua e forte ou cólicas, normalmente na região inferior do abdômen.Distensão abdominal, gases, náusea, dores de cabeça, fadiga, depressão, ansiedade, dores musculares e dificuldade de concentração são outros possíveis sintomas.Em geral, o caráter e a localização da dor, os fatores desencadeantes e o padrão dos movimentos intestinais são relativamente constantes ao longo do tempo. Entretanto, os sintomas podem aumentar ou diminuir em gravidade, bem como também mudar com o tempo.
Tratamento da SII
• Consumir uma dieta normal e evitar alimentos que produzem gases e que causam diarreia
• Aumentar o consumo de fibra no caso de constipação
• Às vezes, medicamentos
O tratamento da síndrome do intestino irritável difere de pessoa para pessoa. Se alimentos específicos ou tipos de estresse parecerem causar o problema, estes devem ser evitados, se possível. Para a maioria das pessoas, sobretudo as que tendem a sofrer de constipação, a atividade física regular ajuda a manter a função normal do trato digestivo.