sexta-feira, 26 de abril de 2024
CRESCE ENTRE JOVENS

Goioerê tem 25 pacientes com AIDS. Cinco casos diagnosticados este ano

02/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                           Neste domingo, 01, é o Dia Mundial de Combate à AIDS, doença que não tem cura e que depois de diagnosticada demanda um severo tratamento. Em Goioerê há 25 pacientes em tratamento da AIDS, sendo que cinco desses casos foram diagnosticados em 2019, o que gera preocupação.

 

CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIA DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WATHS 

 

                           Dos pacientes em tratamento em Goioerê, a grande maioria é formada por homens que somam 21 casos, enquanto que apenas 4 mulheres foram diagnosticadas com a AIDS no município.
                           A faixa etária das pessoas diagnosticadas em Goioerê é variada, mas aumentou os casos entre pessoas jovens, com idade entre 20 a 39 anos.
.
A DOENÇA
.
                           A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. A aids não tem cura, mas tem tratamento. A pessoa pode ter o vírus HIV e não saber, por que os sintomas demoram a aparecer.
                           O vírus HIV pode ser transmitido pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
                           A forma mais eficiente de prevenção a AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis - DST é o uso do preservativo em todas as relações sexuais.
                           Também é importante não compartilhar seringas e outros instrumentos em contato com o sangue.