
Técnicos da Prefeitura de Goioerê identificaram fraude no Bolsa Família e pelo menos 67 famílias foram afetadas, com alteração de valores nome de beneficiário e CPF. Os saques dos benefícios em nome dos goioerenses eram realizados em São Luís, no Maranhão.
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIA DE GOIOERÊ E REGIÃO NO WATHS
Assim que o a fraude foi identificada, um boletim de ocorrência foi aberto junto à Polícia Federal na terça-feira, 26, para as devidas investigações. A Secretaria de Assistência Social de Goioerê está orientando as famílias impactadas.
O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal, pago mensalmente à família de baixa renda. Em Goioerê, esse benefício é gerenciado pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Técnicos da prefeitura identificaram que entre os dias 14 e 17 deste mês, sempre de madrugada, o sistema Cadastro Único foi bloqueado, e na ocasião foram realizadas inclusões no sistema de pessoas, mudanças de responsáveis com CPFs falsos, além do aumento do valor dos benefícios a serem sacados.
Em alguns casos, por exemplo, houve alterações de valores de R$ 262,00 para R$ 618,00. Além disso, a equipe local de informática identificou um vírus que infectou o sistema. Todas as medidas de contenção foram tomadas, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social, Edileuza Cruzeiro de Sousa, incluindo a formatação dos equipamentos da Secretaria, e na última terça-feira, 26, foi instaurado um boletim de ocorrência junto à Polícia Federal para a investigação da possível fraude.
Algumas famílias de Goioerê que foram sacar seus benefícios descobriram que ele já tinha sido sacado, no dia anterior do oficial, na cidade de São Luís, no Maranhão. A prefeitura de Goioerê informa aos beneficiários que todos os casos estão sendo analisados, a fim de que nenhum beneficiário do Programa seja prejudicado.
As pessoas de Goioerê que tiveram problemas com o recebimento do Bolsa Família devem ligar para a Secretaria de Assistência Social, pelo telefone (44) 3522-2992.