
A goioerense Priscila Lima, que mora há algum tempo na cidade de Toledo, na Espanha, entrou em contato com o Goionews na segunda-feira, para falar sobre o drama que o apagão de energia, que pode durar até cinco dias, está causando aos moradores da Espanha, Portugal e outros países da Europa.
CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GOIONEWS
.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM
Conforme Priscila, assim que houve o apagão, por volta do meio-dia de segunda-feira (horário da Espanha, 7 horas no Brasil), houve uma correria aos mercados, com a população comprando água e comida. A falta de energia provoca a falta de água em algumas cidades.
“Conseguimos comprar cinco galões de água, que vai durar os cinco dias previstos do apagão” – conta Priscila, relatando que os celulares não funcionam como telefone, apenas os dados móveis estão disponíveis, mas não se sabe por quanto tempo.
O trânsito nas cidades está caótico. O transporte feito por trem e metrô, está paralisado. Os semáforos não funcionam, e dirigir em grandes cidades é um perigo. O marido de Priscila trabalha em Madri, e faz parte de seu trabalho deslocamento com carro, e o serviço dele já foi suspenso pelo patrão, por causa do risco de acidentes.
“Está um caos” – resume Priscila, relatando que há poucas informações oficiais sobre o que de fato está acontecendo, sendo mais provável que tenha ocorrido um cyber ataque. As empresas de energia ainda buscam saber o que está acontecendo e como solucionar o problema.