quinta-feira, 28 de março de 2024
CRÔNICA

Tudo posso

17/08/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Tenho visto em muitos carros e até em traseiras de caminhões a frase do apóstolo Paulo em Filipenses capítulo 4, versículo 13 que diz: “Tudo posso naquele que me fortalece”. Mas será que essas pessoas atinam para o contexto onde essa frase está inserida?
Muitas vezes ela é usada como palavra de ufanismo, que não sei se poderia dizer ufanismo religioso, ou de ufanismo de autoajuda. O contexto desse versículo está nos versículos anteriores e expressam o que o apóstolo havia passado até aquele momento, sem nos esquecermos que ao escrever aquela carta ele estava preso em Roma, tendo ao seu lado um soldado a vigiá-lo em tempo integral.
Vejamos o que o apóstolo escreve para terminar com esse texto, leiamos os versículos 11 e 12 de Filipenses capítulo 4: “Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade”. Nestes dois versículos o apóstolo faz um pequeno resumo de tudo o que já tinha passado por estar pregando o Evangelho de Jesus Cristo, ou seja, de estar indo às cidades não cristãs e de forte presença politeísta, e confrontando a todos com a verdade de Salvação.
Ele já tinha sido naufrago quando estava sendo levado preso e picado por uma serpente, já havia levado mais chibatadas por falar de Cristo que qualquer um outro, como podemos ler em Segundo Coríntios capítulo 14, versículo 23 e 24: “São ministros de Cristo? (falo como fora de mim) eu ainda mais: em trabalhos, muito mais; em açoites, mais do que eles; em prisões, muito mais; em perigo de morte, muitas vezes. Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um”, enfim ele tinha uma história por trás dessas eloquentes palavras. Sua intrepidez é incrível, e sua persistência em falar deste Evangelho de Vida é louvável, então se pretendemos usar esse versículo como lema de vida, devemos também participar de sua vocação de propagar essa maviosa palavra e Graça.
Postar essa mensagem sem nenhuma história de vida, é como gritar sem lançar voz, o mundo necessita de vozes que tenham exemplo de vida, e não de vozes vazias, sem representatividade. Ser cristão na atualidade vem carecendo de verdade de viver a palavra do Senhor, amamos participar de grandes encontros onde o emocional nos leva a picos de adrenalina e endorfinas, mas que ao sairmos dali, e ao esfriar o entusiasmo voltamos ao estágio anterior, como se nada houvesse acontecido, e assim vamos de encontro em encontro sempre buscando os picos de adrenalina e endorfinas, mas que em nada mudam nosso viver.
Ser cristão não é ficar atrás desses estimulantes como um viciado, mas é viver a plenitude da Palavra em cada momento, em cada situação. É ser diferente num mundo de iguais. Paulo e os primeiros cristãos agiam e viviam assim, por isso a religião de Cristo cresceu e chegou até os dias atuais. Precisamos de jovens, adultos e crianças que queiram viver uma vida diferente, sob a manifestação do Espírito, como dizia uma propaganda antiga, vestir azul onde vestem cinza.
Jesus nos alerta que o Pai está à procura de adoradores que o adorem em espírito e verdade, conforme está no Evangelho de João capítulo 4, versículo 23: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem”. Vejamos que Jesus diz que é a hora e ela já chegou é agora, precisamos voltar a adorar ao Pai como no princípio, com nossas vidas e verdade. Shalom.