quarta, 17 de agosto de 2022
PROJETO PARLAMENTO JOVEM

Colégio Cívico Militar Vila Guaíra elegeu vereadores mirins

24/06/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Dentro do projeto Parlamento Jovem, o Colégio Cívico Militar Vila Guaíra, de Goioerê, realizou na manhã de quinta-feira, 23, a eleição dos Vereadores Mirins. A eleição aconteceu com a utilização de urnas eletrônicas e acompanhamento da equipe do Cartório Eleitoral, inclusive com a presença da juíza Lívia Simonin Scantamburlo.

O projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela Escola Judiciária do TRE – Tribunal Regional Eleitoral – do Paraná. Na escola o projeto foi coordenado pelas professoras Renata Mellero Germano, Carmem Maria e Simone Almeida, na disciplina Cidadania e Civismo.

Foram eleitos como vereadores mirins os alunos: Renan Gomes (102 votos), Kethelin Sabrina das Neves (42 votos), Giuliane Meneses Vicentini (27 votos), Emilly Katayama (20 votos), Ruan Felipe da Rocha (20 votos), Carlos Eduardo da Silva (18 votos), John Minoru Skakibara (13 votos), Guilherme Carlucci (12 votos) e Ana Clara de Paula (10 votos)

Os vereadores eleitor irão receber capacitação na Câmara Municipal de Goioerê, conhecendo todo o funcionamento do Legislativo e ao final do mandado poderão apresentar um projeto de lei, com base na análise de suas realidades e nos critérios regulados pelas normas legislativas.

O projeto Parlamento Jovem propõe a alunos dos ensinos fundamental e médio a experiência de participar de um processo eleitoral e de conhecer o trabalho das Câmaras Municipais. Os alunos candidatos, antes de serem eleitos, precisam filiar-se a um partido político, devem ser escolhidos em convenção partidária e realizam uma campanha eleitoral entre seus colegas eleitores.