sexta-feira, 26 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

DEVEMOS ANUNCIAR O REINO COM DECISÃO E ALEGRIA

24/06/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Paz e a Alegria do amor de Deus esteja sempre convosco!

Quando nos propomos a aceitar o chamado de Deus iniciamos um processo de despojamento de todas as coisas que nos impedem de nos abrirmos à Graça de Deus. Somos desafiados por este chamado. Há muitas ocasiões que nos afastam de Deus. Estas nos fazem pensar em uma alegria passageira que não nos fará realmente felizes. O desafio do seguimento de Jesus continua forte da mesma maneira em que em seu tempo. Precisamos de coragem para vivê-lo em meio as nossas limitações.

ORAÇÃO: Ó Deus, pela vossa graça, nos fizestes filhos da luz. Concedei que não sejamos envolvidos pelas trevas do erro, mas brilhe em nossas vidas a luz da vossa verdade. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Lc 09, 51-62):
Estava chegando o tempo de Jesus ser levado ao céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado. Enquanto estavam caminhando, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”. Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do homem não tem onde repousar a cabeça”. Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro enterrar o meu pai”. Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem seus mortos; mas tu, vai anunciar o reino de Deus”. Outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus”.
Palavra da Salvação!
Glória a vós, Senhor!

Quem põe a mão no arado e olha para trás, não está apto para o reino de Deus.

O seguimento de Jesus Cristo sempre será um grande mistério para desvendarmos durante toda a nossa vida. Inicialmente, somos chamados à existência. Como cristãos, pelo batismo, somos chamados à vida divina, ao relacionamento profundo com a Trindade. Deus nos chama de uma forma misteriosa e nossa resposta passa por este mistério, pois somos limitados em responder ao que Deus nos pede. Existem três grandes mistérios: o mistério do chamado, da resposta e da perseverança. O chamado de Deus é o primeiro. Somos chamados à existência para participarmos de sua felicidade. A resposta do homem também é um mistério. Ela poderá ser positiva ou negativa. A perseverança é a nossa santificação. Processo de abertura ao que o Espírito Santo nos inspira.
Neste evangelho, percebemos algumas vezes Jesus chamando os vocacionados e outras vezes rechaçando os que se consideram vocacionados, mas não querem viver o despojamento necessário para quem quer ser seu discípulo.
O desafio continua durante toda a vida. Não se pode olhar para trás. Não se pode perder tempo no dizer sim a Deus. O bom lavrador já sabe por onde passar e não pode ficar olhando para trás para não se perder em seu trabalho. O nosso passado não importa para Deus. Pode servir para nós como uma escola aonde devemos aproveitar o que é bom e não repetir os erros cometidos.
Estamos carentes na Igreja de pessoas que tomem a decisão de seguir a Cristo com amor e determinação. Somos alvejados pelo relativismo que nos afasta da verdade e faz que abracemos outros valores que são contrários ao que nos é apresentado pela Boa Nova do Evangelho.
Quando não olhamos para o nosso lado negativo e de nossos irmãos, somos fortalecidos na prática do bem que nos leva à verdadeira alegria. Começamos a morrer quando nos afastamos do seguimento de Jesus. Quando nos acomodamos em nosso pequeno mundo e não percebemos o quanto de bem que podemos fazer em nossa vida. Cada pessoa humana tem uma missão importante dentro da comunidade.

"Senhor Jesus, pedimos a vossa força para segui-lo em meio as nossas limitações.

Rio Grande, 20 de junho de 2022.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.