Nesta quinta-feira (21), por volta das 12h, uma criança de oito anos começou a passar mal no Colégio Emiliano Perneta, em Cruzeiro do Oeste, e precisou ser levada ao Hospital Municipal, onde foi realizado o primeiro atendimento. Por meio de exames, realizados em Umuarama, para onde a criança foi encaminhada, a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste confirmou se tratar de meningite bacteriana.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, após duas horas do primeiro atendimento, o quadro clínico da criança piorou, sendo preciso acionar o Samu avançado para realizar o transporte do paciente para atendimento no Hospital Norospar, em Umuarama, onde ela permaneceu até 01h desta sexta-feira (22). Em razão da piora do menor, ele foi encaminhado para Maringá.
O diagnóstico que constatou a doença de meningite bacteriana saiu por volta das 00h desta sexta-feira, porém ainda não foi determinada a tipagem de meningite bacteriana. Esta informação é importante porque há casos de meningite que trazem maior perigo à população e outros que não exigem preocupação.
A Secretaria Municipal de Saúde cancelou as aulas no Colégio Emiliano Perneta de maneira preventiva, período em que fará uma triagem com as pessoas que tiveram contato com a criança, realizando os procedimentos necessários. Além disso, a epidemiologia e a vigilância sanitária realizarão a assepsia total das salas de aula.
A Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Oeste afirma que não há motivos para preocupações já que se trata de uma situação por enquanto considerada isolada. (Fonte: Portal da Cidade Umuarama)