quinta-feira, 28 de março de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

EDUCAR PARA CRESCER

13/05/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

O Positivismo é uma corrente filosófica do século XIX que aposta na ordem e na ciência para a obtenção do progresso social.
Presume a existência de uma marcha contínua e progressiva da humanidade.
Teve forte influência no período da Primeira República, sendo que vários líderes republicanos eram adeptos das ideias positivistas.
A frase “ordem e progresso” que está em nossa Bandeira é uma adaptação de Raimundo Teixeira Mendes da famosa frase de Augusto Comte (um dos pais do positivismo) “o amor por princípio, a ordem por base”.
Mas, se nossa República nasceu com propósitos tão nobres, por que ainda existe tanta desigualdade? Por que ainda presenciamos tantas cenas de racismo e preconceito? O que está faltando?
Creio que existe um ponto chave: a marcha contínua e progressiva não é automática!
Ela requer ensino, aprendizado.
Só haverá democracia e desenvolvimento pleno quando TODAS as classes sociais tiverem amplo acesso a uma educação de qualidade.
Sim, progresso e desenvolvimento se ensinam e se aprendem.
Como? Formando cidadãos que além de conhecimento tenham caráter. Tenham amor e respeito pelo seu próximo. Que entendam as diferenças. Que valorizem o SER e não o TER. Que coloquem o bem coletivo acima dos interesses individuais. Que olhem para o presente sem destruir o futuro.
É preciso educar para crescer!