sexta-feira, 29 de março de 2024
EDUCAÇÃO - GOIOERÊ

IFPR Goioerê promove Projeto de Ensino: Imprimindo Honestidade

12/06/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                                   Um projeto de ensino inusitado tem movimentado o Campus Avançado Goioerê do IFPR. Devido à necessidade de impressão – cópias de materiais e livros, pesquisas, trabalhos, dentre outros – por parte dos alunos, surgiu a ideia de um projeto de ensino orientado pelo professor Alison Antony Ribeiro em conjunto com estudantes do 2º ano do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, que tem como objetivo principal conscientizar e desenvolver a honestidade no campus.

                                   Inicialmente foram disponibilizados para a proposta, dois computadores e duas impressoras. Esses equipamentos foram montados a partir de lixo eletrônico, no qual os equipamentos foram consertados e colocados à disposição de todos os alunos do campus. Para poder imprimir, o discente deverá trazer um pendrive com o arquivo ou utilizar o computador disponível para fazer a sua pesquisa e imprimir. A cópia ou impressão poderá ser feita colorida ou somente em preto.
Mas então, como a honestidade está presente neste projeto?
                                   Segundo o professor Alison, a honestidade está presente porque todos devem pagar pelo uso da impressora, que é o que viabiliza a continuidade do projeto. Cada estudante, ao realizar impressões, deve efetuar o pagamento pelo serviço de forma autônoma (atualmente esse valor é de R$ 0,50 centavos por impressão colorida e R$ 0,25 centavos por impressão na cor preta).
                                   Não há ninguém que fique no local fazendo a cobrança pela impressão de materiais. Há somente um “cofrinho” onde o estudante deverá depositar o total correspondente as suas impressões. Todo esse recurso do “cofrinho” é destinado para reposições de tinta e papel para as impressoras, assim dando continuidade ao projeto, sem nenhum fim lucrativo. “Caso não haja honestidade em realizar o pagamento pela impressão, o projeto não irá mais funcionar e não será mais possível imprimir. Com isso é possível mostrar a todos que, quando somos honestos no que fazemos, todos saem ganhando”, salienta o docente.