domingo, 19 de setembro de 2021
GOIOERÊ

Na Semana do Meio Ambiente, a Secretaria divulga ações de coleta de recicláveis, pilha e lâmpadas

10/06/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                               Desde sábado, 5, A Secretaria de Agricultura de Goioerê está divulgando vídeos mostrando os espaços e ações na área ambiental que acontecem no município, para marcar a comemoração à Semana do Meio Ambiente. Já foram divulgados os vídeos falando sobre o Parque Natural Antonio Sestak e o Parque Ecológico Danilo Marques Moura e o Viveiro de Mudas.

                               O secretário de Agricultura, Gilberto Matushita explica que a Associação de Coletores de Materiais Recicláveis de Goioerê desenvolve um importante trabalho ambiental e a Prefeitura mantém uma importante parceria na destinação correta do material reciclável e sobre a destinação de pilhas e lâmpadas que acontecem em Goioerê.
.
CONHEÇA A ATA
.
                               A Associação de Coletores de Resíduos Sólidos e Agentes Ecológicos consiste numa associação que organiza os coletores e lhes proporciona melhores condições de trabalho e consequentemente de vida, além disso estão organizados não só para benefício próprio como para o de toda a comunidade, recebendo então o nome de Agentes ecológicos, o que enaltece os associados, que já não são meros catadores.
                               Em 2019 foi inaugurada a nova sede, na estrada da Pedreira, nas proximidades da Vila Rural Nossa Senhora das Candeias, onde são triados os materiais recicláveis gerados pela população de Goioerê. Estimativas mais recentes dão conta que a ATA trie em torno de 100 toneladas de materiais por mês, incluindo os materiais coletados porta a porta pelos dois caminhões da coleta seletiva municipal, ampliando a essencial parceria entre a associação e a administração pública.
.
RECOLHIMENTO DE PILHAS
.
Por falar em parceria, a destinação correta de pilhas e baterias é mantida por uma parceria entre o Sicoob e o município. Vinte Papa-pilhas estão distribuídos em diversos locais da cidade para coletar as pilhas e baterias usadas pela população. Consulte a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos para mais detalhes.
.
RECOLHIMENTO DE LÂMPADAS
.
Outra parceria importante é entre o Supermercado Paraná e a Reciclus, associação responsável em dar destinação correta para lâmpadas usadas. Uma caixa da Reciclus está disponibilizada no supermercado Paraná para que os cidadãos possam armazenar as lâmpadas usadas.