quinta-feira, 28 de março de 2024
CRÔNICA

Somos realmente vencedores?

25/05/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Sempre observamos que muitos carros e até caminhões ostentam o versículo da carta aos Romanos capítulo 8, versículo 37: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”. Mas fica uma pergunta importante: sabemos o contexto onde está esse versículo inserido?
Usamos essa verdade do Apóstolo Paulo em diversas situações, já ouvi também em muitas orações, as pessoas ufanissimamente proclamarem com grande força somos mais que vencedores. Como também em situações de crise, ou de grande aflição proclamarem esse versículo. E me desculpem, mas é constrangedor ouvir as pessoas simplesmente o proclamarem sem, no entanto, terem o conhecimento de onde ele está inserido.
O apóstolo Paulo quando o escreve o capítulo 8 de Romanos, fala a respeito da responsabilidade de viver como cristão autênticos, e da ressurreição de Cristo e da nossa, e de seguir a Cristo em todos os momentos.
Se olharmos com atenção veremos que o capítulo inicia com o pendor do Espírito, e o apóstolo ensina aos Romanos que agora não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, nos livrou da lei do pecado e da morte. Se analisarmos esse pequeno texto teremos que inevitavelmente olhar para nossa própria vida, e buscamos se estamos realmente seguindo as leis contidas na Palavra de Jesus para todos, e se assim estivermos procedendo com certeza seremos vencedores.
Paulo continua no versículo 5 falando a respeito dessa importância da obediência: “porque os que se inclinam para a carne cogitam das cousas da carne, mas os que se inclinam para o Espírito, das cousas do Espírito”. E no versículo 8: “portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus”.
Então para que possamos ser vencedores como afirmamos temos que mudar nossas atitudes com relação a Deus. É necessário que saibamos que a Palavra de Deus é imutável, ou seja o que ele prometeu assim ele cumprirá. Então para ostentarmos a frase de que somos mais que vencedores é necessário que nos portemos como dignos da atitude de vencedores, e não como tentarmos andar com uma roupa que não é nossa, e afirmarmos que é nossa. Vejam que o apóstolo fala dessa atitude no versículo 9: “vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se, de fato, o Espírito de Deus habita em vós. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.
Então não adianta estar na Igreja, fazer todos os projetos e ações que a Igreja recomenda, mas não nos portarmos como dignos dessa promessa. O que quero dizer é que não adianta andarmos a semana toda com a roupa de cristão, mas não nos comportamos e nem agirmos como cristãos. Ou na frente de outros irmãos ou membros da mesma igreja nos comportarmos como aprendemos, mas na distância nos voltarmos para atitudes e prazeres da carne.
E continua nos versículos 12 e 13: “assim, pois, irmãos, somos devedores, não à carne como se constrangidos a viver segundo a carne. Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte: mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis”. O que Paulo nos fala aqui e traduzindo para o popular é que tem muita gente que se veste de cordeiro, usa perfume de cordeiro, anda como cordeiro, mas na verdade é um lobo disfarçado.
Ser cristão envolve não somente tentar se parecer como tal, mas viver e agir em todos os momentos da vida como tal. É ser obediente às suas leis, ordenanças e mandamentos. Não somente ir à Igreja nos finais de semana, ou nas datas comemorativas, ou tentar se mostrar como sendo piedoso, como os fariseus agiam, e ouviram de Jesus a maior reprimenda como está escrito em Mateus capítulo 23, versículos de 23 a 27: “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de intemperança.
Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia”.
Terminando, para que possamos usar o termo somos mais que vencedores precisamos primeiro analisar nossa vida e verificarmos se estamos procedendo como o texto bíblico nos ensina a proceder e depois de verificarmos, ainda precisamos ver se as palavras de Jesus estão arraigadas em nosso ser e em nossa vida. Shalom.