O prefeito Betinho participou ontem de reunião online com prefeitos da Comcam quando assinou o protocolo de intenção para compra das vacinas contra o covid-19.
A ação dos prefeitos foi motivada devido a morosidade do Governo Federal com a imunização contra o coronavírus. Os prefeitos da Comcam discutiram a possibilidade de comprar, via Ciscomcam, doses da vacina Oxford/AstraZeneca para vacinação da população de toda região. Participou da reunião o representante da Ecosafe Solutions, distribuidora da vacina AtraZeneca no Brasil, Eduardo Leal que repassou informações para esta ação conjunta.
Com a decisão dos prefeitos, a Ciscomcam fará a assinatura de uma carta de intenção junto a distribuidora, para aquisição dos medicamentos e entrará para a fila de espera.
“Já temos aprovada uma lei federal que permite que municípios e estados façam a compra individual das vacinas. Estamos iniciando um caminho. É um fio de esperança para que possamos acelerar a vacinação, pois Plano Nacional de Imunização está muito lento e não está funcionando nos municípios”, alegou o presidente do Ciscomcam, Rafael Brito do Prado, prefeito de Moreira Sales.
O prefeito Betinho Lima tinha anunciado anteriormente a intenção de comprar as vacinas e deixou reservado de recurso próprio do município, R$ 2 milhões para a compra das doses para imunizar a quase totalidade da população goioerense.
“Estes são recursos ficarão reservados para a compra das vacinas. Entendemos que neste momento a vacina é prioridade para livrar Goioerê dessa pandemia que está matando pessoas e colocando a saúde pública em colapso, comprometendo até outros tipos de tratamentos e internamentos, pois os hospitais tiveram que priorizar o atendimento do Covid. A vacina também possibilitará o retorno das aulas presenciais, o funcionamento das creches para que as famílias possam voltar a trabalhar normalmente, o comércio voltará a aquecer e para que possamos voltar a vida dentro de uma nova normalidade imposta por esta doença” – argumentou o prefeito Betinho Lima.