quarta-feira, 24 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

O SEGUIMENTO DE JESUS EXIGE AMOR E DISPONIBILIDADE

16/01/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco!

Quando nos dispomos a seguir Jesus Cristo, precisamos nos despojar de nosso egoísmo e de nossos projetos particulares para assumirmos os valores do Reinado de Deus que tem como característica fundamental o amor solidário. O povo de Israel oferecia sacrifícios a Deus para remir seus pecados e se comunicar intimamente com Deus. Jesus irá substituir o cordeiro imolado, pois Jesus passa a ser o cordeiro que tira os pecados do mundo. Assume a função daquele que era sacrificado no templo para assumir toda nossa culpa a fim de nos redimir com o Pai. Não existe mais desculpa para o ser humano que deve reconhecer o amor de Deus que vem até nós para nos libertar do uso errado de nossa liberdade.

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, que governais o céu e a terra, escutai com bondade as preces do vosso povo e dai ao nosso tempo a vossa paz. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Jo 01, 35-42):
Naquele tempo, João estava de novo com dois de seus discípulos e, vendo Jesus passar disse: “Eis o cordeiro de Deus!” Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “O que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer mestre), onde moras?” Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram, pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. Ele foi encontrar primeiro seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o messias” (que quer dizer Cristo). Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer pedra).

Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas.

A vocação é um chamado misterioso de Deus, uma graça que não fica isolada em nós. Sempre vai em direção ao serviço dos irmãos. Deus se serve muitas vezes de mediadores para executar o seu chamado. Percebemos nesta passagem evangélica a forte influência de João Batista que anuncia a realidade da presença de Jesus como o enviado do Pai. Os seus discípulos mudam de estágio de seguimento. Vão à busca do messias para realizarem com mais perfeição a vontade de Deus. Ocorre uma influência no seguimento quando André vem anunciar a Simão quem havia encontrado. Percebemos neste caso o mistério da resposta de Pedro. Jesus irá lhe confiar à grande missão de ser seu sucessor na Igreja. A mudança de nome significa a mudança de missão. Simão de um simples pescador irá passar a ser a pedra fundamental na edificação da Igreja. Nesta passagem percebemos como Deus age dentro da comunidade. Procura os que estão inteiramente abertos ou disponíveis ao seu chamado. Sem humildade não podemos perceber o chamado de Deus.
Jesus é o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. O sacrifício antigo que havia no templo é substituído pelo sacrifício de Jesus por todos nós. Além deste sacrifício, fica a grande mensagem de Jesus e sua ação concreta através da Igreja com a sucessão apostólica. Não podemos separar a Igreja do Cristianismo, pois são realidades iguais. Seguir a Cristo exige o seguimento da Igreja e de seu magistério. Um Cristianismo sem Igreja é vazio, pois este é o plano de Deus manifestado em Pentecostes.
Para aceitarmos plenamente a figura de Jesus em nossa vida precisamos de um dado fundamental que é a vivência da fé. Crer na possibilidade de mudança através de Jesus é fundamental para nossa realização existencial. A sociedade pensa em elaboração de projetos vazios quando deixa Deus ausente do que planeja. Ela cai em um profundo esvaziamento do essencial quando se afasta do Criador.
Jesus quer morar dentro de nosso coração através de nossa aceitação. Quando estes primeiros homens fizeram o questionamento sobre sua moradia, Jesus manda que eles vejam a realidade do seguimento que exige despojamento. O seguimento de Cristo sempre será para todos os cristãos um grande desafio.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo curai nosso egoísmo e vaidade para podermos fazer a vontade de Deus em nossas vidas.

Rio Grande, 11 de janeiro de 2021.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.