A direção da Santa Casa de Goioerê reuniu a imprensa na manhã de segunda-feira, 31, para anunciar o projeto de eficiência energética, que irá reduzir a conta de energia elétrica do hospital da entidade em 56%, gerando uma economia estimada em R$ 300 mil ao ano.
O evento também contou com a presença do prefeito-eleito de Goioerê, Betinho Lima, do vice-prefeito Adilson Corpa, do vereador-eleito Professor Paraíba e dos médicos que atendem na Santa Casa.
Gerson de Brito, que deixa a provedoria da Santa Casa esta semana para assumir a Secretaria de Administração da Prefeitura, explicou que o projeto orçado em R$ 1.137.996,45 vai implantar um sistema de geração de energia fotovoltaica, substituir lâmpadas e condicionadores de ar, trocar fiação antiga, entre outras ações, que permitirão a redução de 56% da conta mensal de energia elétrica. O Projeto de Eficiência Energética será realizado pela Copel Distribuição, com aprovação da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.
Ainda conforme o provedor da Santa Casa, o projeto começará a ser desenvolvido no início de 2021 e a expectativa é a de que ele esteja concluindo e gerando a economia esperada em um prazo de 10 meses.
“É um projeto importante, totalmente custeado a fundo perdido pela Copel, e que foi viabilizado graças ao empenho do nosso prefeito-eleito Betinho Lima” – frisou Gerson de Brito, salientando que as negociações sobre o projeto foram iniciadas em 2019.
Betinho Lima salientou que essa economia que será gerada com esse projeto será importante para a Santa Casa, que poderá implantar os recursos que serão economizados em outros projetos. “Ajudamos a Santa Casa nesse projeto e vamos ajudar muito mais e uma das metas que temos é a de ampliar a Santa Casa para ter mais 40 leitos, e já estamos trabalhando para isso” – frisou.