terça-feira, 26 de novembro de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

1,8 MILHÕES DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES SÃO ABUSADOS SEXUALMENTE POR ANO

26/09/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

O Unicef denuncia que, a cada ano, pelo menos um milhão de menores (três mil ao dia) é introduzido no mercado do sexo, mas alguns pesquisadores acreditam que o número deva ser quatro vezes maior, porque ainda não existem dados estatísticos totalmente confiáveis.
Segundo estimativas da ONU, no ano passado um total de 150 milhões de meninas e 73 milhões de meninos foram abusados sexualmente no mundo todo. Estatísticas da Organização Mundial do Trabalho (OIT) mostram que 1,8 milhão de crianças e adolescentes são abusados sexualmente no mundo, a cada ano. No Brasil, as cifras mostram que 100 mil meninos e meninas são vítimas de exploração sexual.
Seja qual for o número de abusos sexuais em crianças que se vê nas estatísticas, seja quantos milhares forem, devemos ter em mente que, de fato, esse número pode ser bem maior. A maioria desses casos não é reportada, tendo em vista que as crianças têm medo de dizer a alguém o que se passou com elas. E o dano emocional e psicológico, em longo prazo, decorrente dessas experiências pode ser devastador.
O abuso sexual às crianças pode ocorrer na família, através do pai, do padrasto, do irmão, mãe, tia ou outro parente qualquer. Outras vezes ocorre fora de casa, como por exemplo, na casa de um amigo da família, na casa da pessoa que toma conta da criança, na casa do vizinho, de um professor ou mesmo por um desconhecido.
Em tese, define-se Abuso Sexual como qualquer conduta sexual com uma criança levada a cabo por um adulto ou por outra criança mais velha. Isto pode significar, além da penetração vaginal ou anal na criança, também tocar seus genitais ou fazer com que a criança toque os genitais do adulto ou de outra criança mais velha, ou o contato oral-genital ou, ainda, roçar os genitais do adulto com a criança.
Existem, entretanto, outros tipos de Abuso Sexual que falaremos na próxima semana.

Se você tem conhecimento ou desconfia que alguma criança ou adolescente esta sofrendo abusos sexuais, mas não quer avisar o conselho tutelar ou a polícia do seu município, denuncie pelo telefone nos números 100 ou 181 que as medidas cabíveis serão tomadas e uma investigação será realizada.
Não seja complacente com práticas como essas, abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes é crime , denuncie, precisamos de você para combater essa prática.
Fontes para Pesquisa:
http://www.acolhida.org.br/18-de-maio-dia-nacional-de-combate-a-exploracao-sexual-de-criancas/
https://gauchazh.clicrbs.com.br/comportamento/noticia/2010/10/assedio-sexual-pesquisa-identifica-danos-psicologico-mais-comuns-em-meninos-3068083.html
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S141320871300006X

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876