sexta-feira, 29 de março de 2024
TESTADOS EM GOIOERÊ E UMUARAMA

Médicos pedem que curados da covid-19 doem plasma em Umuarama

02/09/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

                             “Pedimos encarecidamente aos pacientes que já foram curados da covid-19, para que doem plasma. O plasma convalescente mostrou-se um dos tratamentos mais eficazes para combater o vírus e o agravamento da doença até agora”, disse o pneumologista e intensivista Ronaldo de Souza, médico do Serviço de Ações em Medicina de Urgência e Terapia Intensiva (Samunti), responsável pelas UTIs Covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama.

                             Até agora apenas quatro doadoras compareceram ao Hemonúcleo de Umuarama para doar plasma, número muito abaixo do esperado pelos profissionais de saúde.
                             Médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde da equipe do Cemil em Umuarama reuniram-se na manhã deste sábado (29) para fazer um apelo aos pacientes já curados. Pousaram para fotos segurando cartazes, que juntos formam a frase:
                             “Estamos aqui por vocês! Mas você que já teve covid-19 também pode nos ajudar nesta luta contra o coronavírus. Como? doe sangue! Seu plasma convalescente está salvando vidas. Vá até o Hemonúcleo de Umuarama e realize sua doação!”
                             O tratamento com plasma convalescente foi introduzido no protocolo dos pacientes de covid-19 da Santa Casa de Goioerê e do Hospital Cemil de Umuarama no dia 19 de agosto.
                             Em dez dias, 15 pacientes foram beneficiados com o novo tratamento nas duas unidades. A maioria teve melhora clínica. Três pacientes, sendo dois de Goioerê e um de Umuarama, já recebem alta do hospital.
                             “Dos nove pacientes que receberam o plasma em Umuarama, todos tiveram melhora clínica”, destacou o médico.
                             De acordo com o também médico intensivista do Samuti, Jackson Erasmo Fuck – responsável pela UTI de Goioerê, o tratamento se mostra mais eficaz no início dos sintomas. “O mecanismo do plasma convalescente é simples: ao ser infundido, os anticorpos presentes no plasma irão matar o vírus ativo no organismo do paciente, impedindo assim que a doença se agrave, prevenindo sequelas e diminuindo o tempo de internação. Essa técnica se mostrou eficiente em mais de 35 mil pacientes estudados nos Estados Unidos e também nos que foram beneficiados aqui na nossa região”, avaliou o médico.
.
COMO DOAR PLASMA
.
                             Apenas quatro pacientes doaram plasma ao Hemonúcleo de Umuarama até agora. “É muito pouco, tendo em vista o grande número de positivados que já tivemos na região. Então, fazemos um apelo a essas pessoas, para doem seu plasma”, ressaltou Erasmo.
Hemonúcleos de todo o Paraná estão recebendo as doações. Agende na unidade mais próxima de você.
Se você teve covid-19 e está em boas condições de saúde, agende sua doação no site do Hemepar.
Em Umuarama, além do site, o agendamento pode ser feito pelos telefones: 44 36218307 -36218313- 36218300.