sexta-feira, 26 de abril de 2024
VEJA REGIÕES

Decreto fecha comércio em mais de 100 cidades do Paraná por duas semanas. Região ficou fora

30/06/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

 

                                    O governador do Paraná, Ratinho Junior decretou, nesta terça-feira (30), medidas mais restritivas de combate ao Coronavírus. O comércio e outras atividades estarão fechados em mais de 100 cidades de sete regiões do Estado. A região da Comcam ficou fora das medidas de restrição.
                                    Em uma coletiva, antes do decreto, o governador ressaltou o avanço de casos da doença no estado, que atingiu recorde de confirmações nas últimas 24 horas, e ressaltou que as restrições não caracterizam lockdown, mas implantando uma quarentena mais restritiva onde a curva de crescimento do Coronavírus está fora do controle.
                                    As medidas restritivas, segundo o decreto, serão aplicadas nas regiões de: Cornélio Procópio; Cianorte; Toledo; Cascavel; Foz do Iguaçu; Curitiba e Região; e Londrina.
O decreto pode ampliar o número de cidades, de acordo com Ratinho, conforme a curva de crescimento do volume de casos.
                                    Conforme o governador, as novas regras devem ser adotadas pelas regionais de saúde das cidades por 14 dias a partir desta quarta-feira (1º). Quem descumprir as medidas estará sujeito à multa, de acordo com o governo.
.
O QUE NÃO PODE
.
                                    Nas cidades dessas sete regiões não será permitido o funcionamento do comércio em geral, academias e clubes, shoppings centers e galerias comerciais, lojas de conveniência de postos de combustíveis, bares e casas noturnas, barbearias, clínicas de estética e salões de beleza.
                                    Mercados, supermercados e similares podem atender de segunda a sábado, das 7h às 21h; será permitido o fluxo máximo de pessoas de 30% da capacidade do mercado; o estabelecimento deve controlar a entrada por senhas; só será permitida a entrada de uma pessoa por família; fica proibida a entrada de crianças (com menos de 12 anos) nos estabelecimentos.