![](/media/pages_news/1usotodososdias/viatura_noite.jpg)
A decisão de não realizar a Festa do Leitão Maturado tomada pelo prefeito Pedro Coelho não chegou a ser uma surpresa para quem acompanha os bastidores da organização da festa, uma vez que a administração municipal desde 2018 já vinha colocando obstáculos para promover o evento, que é a festa do prato típico de Goioerê.
A exemplo do ano passado, este ano também se buscou “casar” a Festa do Leitão com a Expo-Goio, mas as entidades que fazem a comercialização dos convites e ajudam na festa mais uma vez não concordaram. Alegando que o evento é deficitário, a administração cancelou de forma oficial a realização do evento.
Realizada de forma ininterrupta desde 2003, a Festa do Leitão Maturado já chegou a ser considerada um dos maiores eventos gastronômicos do Paraná. Em 2012 a festa foi organizada para 10 mil pessoas, depois se manteve com a venda entre 5 e 7 mil convites.
A festa começou a reduzir de tamanho em 2018, quando houve o adiamento e o evento foi realizado em novembro, com um público pequeno em relação a anos anteriores. Em 2019 a festa também teve o seu tamanho reduzido, para diminuir despesas. E este ano ela não será realizada.
Considerada uma festa filantrópica, a Festa do Leitão Maturado distribuía recursos para entidades assistenciais de Goioerê, que certamente contavam com esses recursos.
Ainda não houve uma manifestação oficial da Prefeitura sobre o cancelamento da Festa do Leitão Maturado, que somente foi falado durante a reunião com as entidades.