quarta-feira, 24 de abril de 2024
PAPO SÉRIO

“Você Realmente Gosta de Mim”!

25/01/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Uma atriz americana chamada Sally Field ao receber um Prêmio do Cinema, e diante de todos os elogios do apresentador, ela simplesmente se virou para ele e fez esta pergunta: “Você realmente gosta de mim”?. Com esta fala ela tocou em um problema que muitas pessoas sentem. Pesquisas demonstram que três coisas passam pela cabeça de quem encontra uma pessoa pela primeira vez. Primeiro, é feita uma avaliação da inteligência e do repertório do outro. Esta pessoa está no mesmo nível de conhecimento do mundo que eu, ou estamos em níveis muito diferentes? Será que ela é mais inteligente ou menos inteligência do que eu?

A segunda avaliação que fazemos de novos conhecidos é financeira. A pessoa é rica ou o oposto? Ela usa cartão de crédito para fazer supermercado ou ela é dona do supermercado?

Mas, a terceira supera as duas primeiras, sobre grau de inteligência e riqueza, a terceira é definitivamente, a mais importante, é aquela que todos nós mais ansiamos: Será que ela pode ser minha amiga? Os seres humanos desejam isso mais do que qualquer coisa de um novo conhecido.

Não é fácil definir exatamente o que pode suscitar a amizade nos outros. Mas a habilidade de acender essa fagulha é o elemento mais importante na empreitada de se destacar da multidão de pessoas que passa pela vida de alguém. Abordaremos quatro princípios curtos, que se você utilizá-los, certamente terá grande chance de fazer muitíssimos novos amigos em 2020, já que teu sucesso, em todas as áreas depende do outro.

1º Tenha interesse genuíno pelas pessoas. Genuíno é a palavra-chave. Não finja. Treine-se para realmente se interessar pela vida dos outros. Você pode se surpreender com o resultado que isso fará.

2º Lembre que o nome de uma pessoa é, para ela, a palavra mais importante em qualquer idioma. Concentre-se em decorar o nome da pessoa logo ao conhecê-la. Use o nome durante a conversa para não esquecê-lo.

3º Faça a pessoa sentir-se importante – e faça-o com sinceridade. Mais uma vez, sinceridade é fundamental. Um provérbio antigo diz: “ Sabedoria é a capacidade de aprender algo de cada um”. Se você quer ser sábio, se deseja ser inesquecível, se quiser ter muitos e bons amigos, descubra qual a coisa importante que pode aprender sobre uma única pessoa – aquela com quem está conversando no momento.

4º Sorria. O que poderia ser mais simples? Sorria. Agora!

Pense sobre isso. E saiba que não se trata do outro. Tudo é você.

 Um abraço e tenha um excelente final de semana

Luci Alvino Kniphoff da Silveira - Líder da Universidade da Família e Coach