sexta-feira, 26 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

OCUPADO, PRÉ-OCUPADO OU TRANSTORNO DE ANSIEDADE

18/01/2020
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Existem muitas maneiras de estarmos preocupados, entretanto algumas formas de preocupação são patológicas.
A preocupação pode ser compreendida como o conjunto de pensamentos de antecipação negativa sobre acontecimentos futuros, porém quando a aflição é excessiva o preocupar-se faz muito mal a nossa saúde.
Os preocupados crônicos acreditam que quanto mais pensarem e tentarem controlar a situação, melhor será a solução dos problemas e o planejamento do futuro. Mas em vez disso ocorre o excesso de vigilância que pode causar problemas cardiovasculares, tornando o organismo incapaz de lidar adequadamente com o estresse.
A aflição e a preocupação excessiva é uma característica do TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizado), sendo que sua manifestação crônica pode ser considerada um problema de saúde mental. Os excessivamente preocupados nutrem a crença de que a aflição lhes propícia o controle e tendem a evitar situações sobre as quais não detenham nenhum controle e quantos mais cultivam pensamentos negativos, mais as ameaças parecem reais e mais se repetirão na cabeça, às vezes de forma incontrolável.
A característica essencial do Transtorno de Ansiedade Generalizada é uma expectativa apreensiva ou preocupação excessiva, ocorrendo na maioria dos dias e com duração de pelo menos 6 meses.
A pessoa portadora de Transtorno de Ansiedade Generalizada considera difícil controlar essa preocupação excessiva, a qual é acompanhada de pelo menos três dos seguintes sintomas adicionais: Inquietação; Fadiga; Dificuldade em concentrar-se; Irritabilidade; Tensão Muscular; Cefaléias; e Perturbação do sono.
Embora os pacientes com Transtorno de Ansiedade Generalizada nem sempre sejam capazes de identificar suas preocupações como "excessivas", eles relatam sofrimento subjetivo por causa delas, têm dificuldade em controlá-las ou experimentam prejuízo social ou ocupacional por causa disso.
A intensidade, duração ou frequência da ansiedade ou preocupação excessivas são claramente desproporcionais ao evento estressor e a pessoa considera difícil evitar que essas preocupações interfiram na atenção e nas tarefas que precisam ser realizadas. Normalmente ela tem dificuldade em parar de se preocupar.
Os adultos com Transtorno de Ansiedade Generalizada frequentemente se preocupam com circunstâncias cotidianas e rotineiras, tais como possíveis responsabilidades no emprego, finanças, saúde de membros da família, infortúnio acometendo os filhos ou questões menores, tais como tarefas domésticas, consertos no automóvel ou atrasos a compromissos.
Quanto mais se tenta livrar de uma preocupação ou de um pensamento recorrente, a situação parece piorar. Um exemplo disso é quando uma música se fixa na sua cabeça, você quer esquecê-la, mas ela continua ressoando na sua mente cada vez mais sempre que tenta afastá-la.
O fato é que todos se afligem em um momento ou outro, mas caso isso se torne uma patologia é possível obter ajuda profissional. Tratamentos para o transtorno de ansiedade generalizada incluem medicamentos e acompanhamento psicológico.
A proposta do tratamento é ensinar os pacientes a detectar sinais precoces de preocupação nociva e a integrar procedimentos ao seu cotidiano para evitar esses padrões de pensamentos negativos. A hipnose também prevê o uso de técnicas de relaxamento para aliviar a tensão muscular associada à preocupação excessiva.

Camila Lemes Alves
Psicóloga e Hipnoterapeuta
CRP 08/12747
(44) 999706876