terça-feira, 26 de novembro de 2024
CRÔNICA

E tudo se fez novo

30/12/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista


Estaremos iniciando um novo ano dentro de alguns dias, todo cheio de expectativas, de novas motivações, de novas iniciativas, afinal é Ano Novo!
Mas existem algumas coisas que infelizmente continuam antigas, ou sem serem mudadas, ou o que é pior sem terem perspectivas de mudanças. E uma delas é como conduzimos nossa vida, podemos continuar a viver dentro de nossas tristezas e mágoas, ou até mesmo dentro de nossas frustrações, sem que busquemos nada de novo que possa nos fazer viver diferentemente.
Conta-se a história de um homem que passou muitos anos de sua vida vivendo de antigas mágoas e tristezas, e desta maneira nunca conseguia fazer com que o novo ano fosse algo diferente, ou que pudesse ter uma cor diferente, sua expressão favorita durante toda a vida havia sido: o mundo é cinzento e sem graça, nada há que provoque alegria!
Este homem passou toda sua juventude, seu casamento e sua velhice sempre crendo que nada havia no mundo que o tornasse alegre, mas houve um dia, que a convite de um de seus netos foi a uma Igreja, onde um pastor estava lendo a 2a.Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios em seu capitulo 5, versículo 17: “ e, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram, eis que se fizeram novas”.
O ancião não se conformando com estas palavras foi falar com o pastor, pois durante toda sua vida nunca havia tido um só momento de alegria, e agora ele ouve que o que era antigo se passou e tudo se fez novo, não era possível! Não podia ser realidade, aquela palavra era falsa. E o pastor lhe explicou que Jesus havia levado sobre si toda a nossa amargura, tristeza e mágoa, e que não mais precisávamos carregá-las como um peso inútil e sem valor, que somente nos curvava a cada dia, e mostrou ao ancião as palavras de Jesus em Mateus capítulo11, versículo 28: “vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei”.
E aquele ancião que vivera toda a sua vida carregando o peso da tristeza, da mágoa e da amargura, de repente sente um grande alívio, sente que um grande peso lhe é tirado de sobre os ombros, pois crê que Jesus lhe tirara todo o peso que havia carregado por toda a vida. E quando sai da Igreja com o neto, olha para os lados e para o céu e diz: nunca vi um céu tão lindo, nem flores tão belas, nem sabia que os pássaros cantavam tão alegremente. Pena que eu estou no final da vida e não poderei contemplar por muito tempo esta beleza; foi quando seu neto lhe disse: meu querido avô, o senhor não sabe quanto tempo ainda vai viver, desta maneira aproveite e conte para todo aquele que se achegar ao senhor as belezas de Deus, e a alegria que Ele lhe deu!
E aquele homem outrora triste passou a contar a todos quantos quisessem ouvir, a alegria que somente Deus tem e quer nos dar. Se o ano que se finda está sem cor, se tua vida é permanentemente cinza, venha conhecer Aquele que pode traduzir e aliviar tuas dores e teu cansaço. Venha viver o novo ano fazendo tudo realmente novo! Feliz Ano Novo. Shalon.