terça-feira, 9 de setembro de 2025
LIBERDADE EM FIOS

Cabelos apreendidos foram doados para a cadeia de Goioerê para confecção de perucas 

05/09/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Justiça Federal do Paraná autorizou a destinação de 161,5 quilos de fios de cabelos humanos apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal de Guaíra, para o projeto "Liberdade em Fios", desenvolvido na Cadeia Pública de Goioerê. 


CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GOIONEWS

.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM

A iniciativa capacita mulheres em privação de liberdade na confecção de próteses capilares, para doação gratuita a pacientes em tratamento oncológico.


O pedido de destinação foi feito pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Goioerê e recebeu parecer favorável do Ministério Público Federal. 


O juiz federal substituto Christian Lucas Del Cantoni destacou em sua sentença a dupla relevância da iniciativa, afirmando que o projeto atende a dois objetivos relevantes e de interesse público: a disponibilização gratuita de próteses capilares de qualidade a pacientes em tratamento contra o câncer, contribuindo para a preservação d autoestima e dignidade; e a capacitação profissional das mulheres privadas d liberdade, possibilitando-lhes nova perspectiva de reinserção social e laboral.


A coordenadora do projeto, Janaína Montenegro, diretora da Candeia Pública de Goioerê, salienta que com essa quantidade de cabelos será possível confeccionar um grande número de perucas, permitindo também um longo período de trabalho para as apenas.