sexta-feira, 28 de março de 2025
Educação Financeira

Projeto de criação de peixes em caixa de água incentiva produção familiar em Farol

16/03/2025
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Um projeto que vem sendo executado na Escola Municipal Casimiro de Abreu em Farol, visa a produção de tilápias em uma caixa de água, como incentivo à produção de alimentos de maneira sustentável pelas próprias famílias. O projeto de autoria da professora Lúcia Ribeiro de Souza, vem sendo executado pelos servidores municipais José Anderson Klemba e Reginaldo Louback, que também é vereador, com apoio do Município de Farol, através da Secretaria Municipal de Educação.


CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO DE WHATSAPP DO GOIONEWS

.
CLIQUE AQUI E SIGA O GOIONEWS NO INSTAGRAM

O sistema conta com uma caixa de água em acrílico com capacidade para mil litros e demais acessórios, como motor e bomba de oxigenação de água e um sistema mecânico para captação de energia eólica no caso de falta de energia elétrica. Os resíduos a serem retirados do sistema serão utilizados para a adubação de hortas em outro projeto desenvolvido na escola.
 
De acordo com a idealizadora Lúcia, cerca de 40 tilápias deverão ser produzidas no sistema, em período de oito meses. Ela explica que o projeto visa a sustentabilidade e empreendedorismo fortalecendo a Educação Financeira. “Queremos incentivar as pessoas a criarem peixes em casa da mesma forma que uma produção de horta”, explica a professora, ainda lembrando da importância do projeto no processo educacional.
 
HORTA ORGÂNICA – Um outro projeto de produção de hortaliças orgânicas vem sendo desenvolvido nas dependências da escola, visando também o incentivo a produção familiar, sustentabilidade e fortalecimento da merenda escolar de qualidade. Os trabalhos são realizados pelo servidor Odilon Rocha de Souza, com a produção de alface, couve, almeirão, cenoura, tomate e maracujá.