
A coordenadora projeto Brasil Sem Fronteiras na Aldeia SOS de Goioerê, Alesandra Salvador, participou em Brasília do XV Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMir), que este ano teve como tema: “Migrantes e Refugiados: da Acolhida à Interação”.
O Encontro foi promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e contou com a participação de cerca de 60 instituições de diversas regiões do Brasil.
A RedeMir é uma rede que congrega instituições presentes em todas as regiões do Brasil. Articulada pelo IMDH, com apoio do ACNUR, e outros parceiros e voluntários, a RedeMiR está unida no compromisso humanitário da atenção e reassentamento de refugiados e refugiadas, defesa de direitos, promoção e integração de migrantes presentes no Brasil ou em regiões fronteiriças.
Atua, igualmente, na demanda de políticas públicas a favor desta causa. Cada instituição participante tem sua autonomia, estrutura, objetivos e formas de atuação próprias. Une-as o dominador comum do respeito irrestrito aos direitos humanos das pessoas em mobilidade, na convicção de que todos precisamos de apoios, parcerias, articulações e soma de esforços para políticas eficazes e solidárias.