sexta, 23 de fevereiro de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

A EXPERIÊNCIA COM JESUS CRISTO NOS LIBERTA DOS MALES INTERIORES E EXTERIORES

11/02/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

A Paz do Senhor Jesus Cristo esteja sempre convosco!

Jesus cura e salva toda pessoa que se aproxima dele com fé. Ele não resiste ao que recorre a sua ajuda com convicção em seu poder. No evangelho deste domingo percebemos um leproso, excluído da sociedade pela sua doença, mas que vai a Jesus e recebe a graça de ser tocado pelo Senhor. Este toque foi curativo nos dois sentidos: na cura da doença e na discriminação que ela provocava dentro da sociedade. Quando somos “tocados” pelo Senhor a nossa vida muda. Para que isto aconteça temos que lutar contra nós mesmos e sermos dirigidos pela Graça de Deus.OREMOS: Ó Deus, que prometestes

permanecer nos corações sinceros e retos, dai-nos por vossa graça, viver de tal modo, que possais habitar em nós. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.
Amém.


EVANGELHO (Mc 01, 40-45):
Naquele tempo, um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: “Se queres tens o poder de curar-me”. Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero: fica curado!” No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. Então Jesus o mandou logo embora, falando com firmeza: “Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou como prova para eles!” Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.


Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele e disse: Eu quero: fica curado!


A nossa existência é um grande mistério. Na sua dimensão mais profunda encontramos o amor incondicional de Deus por todos nós. Quando não percebemos esta realidade sobrenatural somos fadados a viver nas margens da nossa vida nos contentando com valores transitórios. Necessitamos ser curados de um mesmo mal que é a auto-suficiência em relação ao nosso Criador. É ela a causadora de tantos sofrimentos e angústias. Podemos afirmar que a grande lepra que está disseminada em nossa sociedade é de origem afetiva. As pessoas não reconhecem o amor de Deus por elas. Por este motivo não se amam e acabam não amando com sinceridade os seus irmãos.
A lepra, segundo a lei de Moisés tinha como consequência imediata a exclusão da pessoa da comunidade e o anúncio público a todos do mal que se vivia a fim de evitar a “contaminação”. O leproso era humilhado de duas formas: pela enfermidade e pela separação obrigatória da comunidade (Lv 13, 44-46). Era uma espécie de morto vivo que só esperava a morte para dar fim a sua jornada de sofrimentos e humilhações.
O leproso desta passagem do evangelho teve coragem de se aproximar de Jesus e suplicar. Chegou mais próximo do que a lei permitia na confiança de que seria curado. A condicional “se queres”, afirma o poder de Jesus que é o Cristo que tem os mesmos sentimentos de Deus por ser seu Filho que ama e liberta. Deus deseja muito mais a nossa libertação do que nós mesmos. Ele nos criou para participarmos de sua felicidade.
Hoje poderíamos traduzir esta lepra por outros males que afastam a nossa vida de seu real sentido. O homem jamais será feliz vivendo no individualismo. Somos criados para a vida comunitária e solidária. Há muitos leprosos em todas as camadas sociais que vivem na competição do materialismo. O pior é que muitas pessoas fazem o que é ditado pela Grande Mídia que desvia as pessoas da verdade tornando o ser humano uma máquina de consumo. Só o amor e a fraternidade poderão nos trazer a verdadeira alegria e a paz que tanto almejamos.
Precisamos ter a mesma coragem deste leproso que passou por cima de idéias e rótulos e teve a coragem de pedir sua cura. Só os humildes poderão alcançar a cura. Se formos fortes em nós mesmos, somos fracos em Deus. Ser curado é antes de tudo compreender a verdade que nos tornará realmente livres. O seguimento de Jesus exige amor mais do que só uma racionalidade vazia.
Temos que ter diagnóstico da doença para encontrarmos o tratamento adequado. Contra a lepra do egoísmo só existe o amor experimentado a partir de uma profunda amizade com Jesus.


Senhor Jesus, venha nos curar do fechamento em nosso pequeno mundo e fazei que sejamos vossos instrumentos de amorização do mundo.


Rio Grande, 05 de fevereiro de 2024.


Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com


"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias. 
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística. 
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento. 
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.