sexta, 23 de fevereiro de 2024
PAPO SÉRIO

PARE DE FALAR MAL

11/02/2024
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

“ A boca fala o que o coração tá cheio” Mat. 12.34


Em nosso planeta sentimos claramente a manifestação da Terceira Lei de Newton em alguns contextos:  toda ação tem uma reação igual e contrária. Se você dá um soco na parede de concreto, vai sentir o impacto e suas consequências. Pois bem, a mesma coisa ocorre nas relações humanas.
Existe alguém de que não gosta muito, que o aborrece, persegue ou incomoda? Se houver, observe o que sai de sua boca sobre ele.  Nós  temos uma tendência natural de falar mal dos outros e até achamos isso normal.
Outro dia, uma amiga estava falando mal de uma colega de trabalho e eu disse:  “pare de falar mal dos outros”. Ela retrucou: “ Mas não estou falando mal, ela é assim mesmo”!.
Quando falamos mal, primeiro produzimos uma energia ruim dentro de nós. Dessa forma, você já está fazendo mal a você mesmo.  Depois ainda envolvemos outra pessoa nessa energia  negativa. E por fim, prepare-se, porque o que vai volta.  É lógico que existem pessoas com que precisamos tomar providências  e resolver questões, até aí, tudo bem; mas o problema reside quando insistimos no hábito de falar mal. 
Então a minha pergunta é: Compensa, para você, falar mal?
Grave bem: mal é tudo aquilo que não contribui com a moral e imagem do outro. Pare de falar e fazer mal  a qualquer pessoa. Isso é digno; difícil, mas é o mais saudável!


Papo Sério: De quem você precisa parar de falar mal?