O prefeito de Moreira Sales, Rafael Bolacha, recebeu em seu gabinete, na manhã de terça-feira, os três alunos do município que vão para a Austrália, através do programa Ganhando o Mundo, desenvolvido pelo Governo do Paraná.
CLIQUE AQUI E RECEBA NOTÍCIAS DO GOIONEWS EM SEU WHATSAPP
https://chat.whatsapp.com/J4cfolErNSo7oIXaEeQCw8
Os estudantes, que foram muito elogiados e receberam presentes e certificados pela aprovação no programa, embarcam no próximo sábado para um intercâmbio de seus meses, período que será dedicado ao aperfeiçoamento da língua inglesa.
Durante o encontro, o prefeito Rafael Bolacha parabenizou os estudantes por terem alcançado esta tão brilhante conquista. “Vocês estão de parabéns. Vão mesmo e ganhem o mundo”, destacou ele.
Presente no evento, a secretária de Educação, Maria Eugênio Viotto, também parabenizou os alunos e desejou sorte para o trio. “Desejo a vocês sucesso e que vocês possam viver novas experiências e conhecimentos”, comentou Eugênia.
Reginaldo Martins, secretário de Administração, citou a importância do programa e o apoio da administração municipal, através da Secretaria de Educação, na viagem dos alunos. “Um programa concorrido e importante e que reconhece os bons alunos da rede pública de ensino”, disse.
GANHANDO O MUNDO: – O programa Ganhando o Mundo, desenvolvido pelo Governo Estadual, objetiva ampliar o repertório cultural e acadêmico do aluno; permitir a vivência e experiência na realidade de outro país; consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino do Paraná e potencializar o desenvolvimento da autonomia, bem como aperfeiçoar o idioma da Língua Inglesa.
Para preparar melhor os estudantes selecionados, um curso de inglês via aplicativo foi ofertado em parceria com as universidades estaduais vinculadas à Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com seis módulos de 40 horas cada um, totalizando 240 horas de curso.
Os gastos com a documentação necessária para a viagem e itens essenciais durante o semestre letivo no exterior serão custeados pela Secretaria da Educação e do Esporte. Os custos incluem: emissão de passaportes e vistos, exames médicos e vacinas, passagens aéreas e terrestres, transporte, hospedagem, seguro viagem e saúde, além das despesas vinculadas à parte acadêmica, como taxa de matrícula, tradução juramentada da documentação escolar, mensalidade da escola, material didático e uniforme.
Durante o programa, o intercambista também receberá uma ajuda de custo mensal e se hospedará em casa de famílias.