
A sessão solene que deu posse aos novos integrantes do Parlamento Jovem de Goioerê foi realizada nesta quarta-feira (25), na Câmara de Vereadores. Desenvolvido na Escola Estadual Cívico Militar da Vila Guaíra, o programa é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o apoio do Núcleo Regional de Educação (NRE) e do Legislativo Municipal.
Por meio da iniciativa, os estudantes do ensino fundamental e médio vivenciam a cidadania e adquirem conhecimento sobre política. "Os alunos se lançaram como candidatos, participaram de uma campanha, foram votados pelos colegas de escola através da urna eletrônica, foram diplomados pela Justiça Eleitoral em 25 de agosto e agora tomaram posse," explicou a presidente da Câmara, Luci Alvino.
Ela ressaltou que esse projeto instiga nos jovens o conhecimento sobre política, a vida pública e como funciona o legislativo na cidade. "Quero parabenizar a todos os estudantes que tiveram a iniciativa e a coragem de participar desse projeto," citou Luci, destacando a importância de os jovens terem atitude e grandes sonhos.
Para a diretora da Escola Estadual Cívico Militar da Vila Guaíra, Rosely Gomes Nunes, esse projeto é muito mais do que uma simples brincadeira, pois proporciona aos estudantes uma grande experiência sobre direitos e deveres, além de incentivar ações que contribuam para o desenvolvimento da cidade de Goioerê.
Representando a Justiça Eleitoral, o juiz Christian Palharim Martins citou que o comprometimento desses jovens agora permitirá que futuras gerações tenham um ganho na qualidade de vida. Ele também ressaltou que esse projeto é um grande aprendizado para que os estudantes possam aprender a debater ideias para defender seus posicionamentos, sem o uso da força.
"Não será surpresa se muitos desses integrantes do projeto estiverem ocupando a função de legisladores num futuro próximo, já que muitas lideranças políticas foram forjadas nas escolas," destacou o magistrado.
Neste ano, o Parlamento Jovem mobilizou 88 escolas de 55 municípios do estado e 43 mil estudantes. Ao todo, 1.260 candidatas e candidatos concorreram a 582 vagas como vereadoras e vereadores.
Além da presidente Luci Alvino, a sessão solene de posse contou com a presença dos vereadores Professor Paraíba, Patrik Peloi e Fábio Plaza. Eles também destacaram a importância desse projeto para incentivar a participação da juventude na política.
Conheça o Parlamento Jovem que foi empossado:
GUILHERME CARLUCCI MACEDO RIBEIRO – 18 VOTOS
GUSTAVO PEREIRA FLORES – 14 VOTOS
KAUAN FELIPE PINHEIRO – 14 VOTOS
LAUANE SCANDIUSSI LOPES – 16 VOTOS
LUCAS MOCELIN MORAES – 16 VOTOS
MATHEUS DE DURVALO DE SOUZA – 10 VOTOS
MIGUEL ALESSANDRO ROSSI – 16 VOTOS
RENAN MATHEUS GOMES – 109 VOTOS
RUAN FELIPE DA ROCHA CIRIACO – 18 VOTOS
SUPLENTES
GABRIELA CATAFESTA MONTEIRO – 8 VOTOS
KAUÃ MIGUEL TESOULIM – 8 VOTOS
THIAGO ALMEIDA BOSS – 9 VOTOS
YASMIM VITÓRIA DE SOUZA – 8 VOTOS