segunda-feira, 20 de maio de 2024
MUITO ALÉM DO ENSINO!

ONDE SEU FILHO ESTUDA?

17/09/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Escolher a escola que cuidará dos filhos é sempre um momento muito importante na vida de pais e responsáveis.
Afinal, o que deve ser levado em conta? Quais devem ser as prioridades? Ao que devemos prestar atenção?
Vale a pena lembrar que os primeiros anos são fundamentais para o desenvolvimento harmônico do ser humano. É neste período da vida que serão formados e solidificados traços de caráter que o acompanharão ao longo da vida.
Pensando nisso, as Diretrizes Curriculares Nacionais apontam como prioridades do ensino fundamental alguns princípios norteadores para a ação pedagógica:
1- PRINCÍPIOS ÉTICOS: são necessários para o desenvolvimento de atitudes autônomas, responsáveis, solidárias e de respeito pelo outro e pelo bem comum.
2- PRINCÍPIOS ESTÉTICOS: São fundamentais para o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do respeito. Amplia o universo cultural e artístico, que revela talentos e agrega.
3- PRINCÍPIOS POLÍTICOS: Essenciais para a percepção dos direitos e dos deveres imprescindíveis para o exercício da cidadania, para o desenvolvimento do olhar crítico, para o respeito a ordem democrática e principalmente para despertar o sentimento de pertencimento por meio da participação ativa e responsável.
É de extrema importância que estes princípios venham acompanhados de uma COSMOVISÃO onde o aluno faz parte do processo criador e restaurador de Deus.
Esta maneira de ver a educação é determinante para o sucesso, pois quando os princípios são abandonados geralmente lamentamos os resultados.
Nas palavras de Gabriel Chalita: “corremos atrás de metas, preocupados com o ponto de chegada- tirar boa nota na prova, passar no vestibular, progredir na vida, ter uma carreira promissora…-, e abandonamos o ponto de partida, que são os princípios. Sem os princípios o “fazer” acaba perdendo o sentido”.
Pense nisso. Seu filho agradece hoje e você agradecerá amanhã!