
Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista
Esta semana na abertura das reuniões de um Foro inexistente, chamado de Foro de São Paulo, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva em seu discurso disse que sentia orgulho de ser chamado de comunista, disse também que os movimentos de esquerda “enfrentam” o discurso da direita de costume, família e patriotismo. A fala foi feita durante a abertura do 26º encontro do Foro de São Paulo. “Aqui, no Brasil, enfrentamos o discurso do costume, da família e do patriotismo”, segundo o que foi divulgado pelas mídias impressas, televisivas e nas redes sociais.
Essas palavras me fizeram refletir sobre o que eu um idoso de 77 anos tenho como objetivo de minha vida, e ensinei ao meus filhos e filhas esses valores. E em minha reflexão, fui ao livro que até agora norteou meu viver, e lá na Primeira Carta do apóstolo Pedro, capítulo 4, versículo 16, tive a primeira referência: “Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte”.
A palavra do apóstolo Pedro parece se contrapor ao que foi dito por nosso Presidente, não me envergonho, mas glorifico todos os dias e em todos os momentos por ser cristão, e por fazer parte dessa majestosa família chamada de família de Cristo, como também seguindo a Palavra escrita no Salmo 119, versículo 30: “Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos”. Como também nos versículos 32 ao 34: Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração. Ensina-me, ó Senhor, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim. Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração”.
Por estas leis ditadas em minha vida, sou fiel aos ensinamentos, prescrições e por tudo o que ela representa de bom, honesto e direito na vida de uma pessoa sadia. Não posso compactuar com ensinamentos, diretrizes que confundam e pratiquem diferentes métodos que ofendem minha integridade de cristão.
Ir contra a formação da família, contra a minha Pátria terrena, (espero estar também na Pátria Celestial) e contra todos os costumes ensinados na Santa Palavra é trair primeiro ao meu Deus, que enviou seu Filho Unigênito para viver entre nós. Em segundo lugar, a minha própria família que gerei e ensinei. Como também diz a Palavra, na Primeira Carta de Paulo a Timóteo capítulo 4, versículo 9 que ensina: “Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação”. E continua dizendo que devo: “Persistir em ler, exortar e ensinar, até que eu Paulo vá novamente te ver”, fiz uma paráfrase aqui do versículo acima descrito.
E completa este ensinamento dizendo: “Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. No mesmo capítulo 4, nos versículos 15 e 16.
Se o nosso Presidente se orgulha de outra coisa que não a Sã doutrina, que fique com ele mas não tente nos impor outro ensino diferente do ensino Cristão. Pois como desde priscas eras, tudo o que aconteceu e como aconteceu está no ensino bíblico e é para nosso viver. Qualquer outra doutrina é coisa de homens, e se diferem dos ensinos de Deus, deixemos de lado, pois vêm para nos tirar do Santo Caminho.
Não nos alegremos com o que difere das palavras que nos ensinam a viver segundo o caminho e a luz perfeita de Deus. Como diz o Salmo 119, versículo 105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho”. Shalom.