sábado, 10 de maio de 2025
EVANGELHO DE DOMINGO

SEGUIR A JESUS CRISTO É BEM MELHOR DO QUE VIVER NA ESCRAVIDÃO DO PECADO

07/07/2023
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

No evangelho deste XIV domingo do Tempo Comum, Jesus ora ao Pai e agradece pela sua forma pedagógica de nos conduzir a Ele. Muitas vezes complicamos as atitudes de Deus com nossa própria ciência. Deus se relaciona com a linguagem de amor e só quem a experimenta poderá entendê-lo. Ele nos deu a capacidade de raciocínio para nos relacionarmos com os nossos irmãos e fazermos o bem. A técnica e o conhecimento acumulado na ciência não podem fazer que o homem se afaste do sentido fundamental de sua existência. Os pequenos e humildes tem mais facilidade para se abrirem ao infinito amor misericordioso de Deus.

OREMOS: Ó Deus, que pela humilhação do Vosso Filho, reerguestes o mundo decaído, enchei os vossos filhos e filhas de santa alegria, e dai aos que libertastes da escravidão do pecado o gozo das alegrias eternas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Mt 11,25-30):
Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Palavra da Salvação.
Glória a Vós, Senhor.

Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso de vossos fardos, e eu vos darei descanso. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

É muito interessante analisar a sociedade e seus ideais. Jesus nos apresenta o contrário do que ela nos mostra como fundamento de nossas vidas. O despojamento que vem como consequência de seu seguimento parece ser contraditório com o que ele nos afirma dizendo que seu fardo é leve. Como pode ser leve se os seus melhores amigos morreram martirizados com torturas horríveis? Seria leve se os seus discípulos tivessem uma “vida boa” com muito conforto, muitas férias e hotéis de luxo? Mas por que as pessoas que tem tudo isto parecem insatisfeitas? A resposta encontramos no que Jesus nos promete para esta vida: a paz vivida na contradição do mundo. A paz diferente do que a sociedade pensa. Algo que vem do interior e nos preenche de dentro para fora. Parece que as tentativas da sociedade de preencherem o homem de fora para dentro não deram resultado. Percebemos tanto sofrimento no mundo, tantas mortes e tantos dependentes químicos que vivem como escravos. O mau uso da sexualidade tem levado as pessoas a um grande vazio existencial. Realmente é mais fácil fazer o que Jesus nos apresenta. Seremos felizes nesta e na outra vida.
Há uma grande diferença entre a sabedoria e conhecimento acumulado. A sabedoria está ligada a raiz de nossa existência. É a utilização dos meios racionais para se chegar à finalidade última da realidade que vivemos. O conhecimento acumulado é importante para facilitar o homem como instrumento de busca da sabedoria. Quando o conhecimento e a técnica não levam a verdadeira sabedoria, a pessoa é levada a sua própria ruína.
Jesus critica a busca em vão de uma realização momentânea baseada em alegrias superficiais. Muitos que são considerados “sábios” aos olhos da sociedade são pessoas perdidas que se iludem a eles e aos outros numa busca incansável de uma falsa felicidade. Quando Jesus agradece ao Pai por se revelar aos pequeninos, Ele está afirmando que para conhecermos a Deus precisamos da simplicidade. O auto-suficiente jamais poderá se voltar ao Criador. Ele pensa ser o autor de sua própria felicidade. Como cristãos não podemos admitir que o homem seja definido por meras relações comerciais como produto de compra e venda. Infelizmente as relações comerciais tomaram lugar das relações afetivas por esta razão vemos homens e mulheres em uma grande crise de relacionamento. Para piorar a situação estamos dentro de um mar de relativismo incentivado pela grande mídia que é subserviente ao plano comercial.
Jesus nos consola quando diz que devemos recorrer a Ele em nossas angústias e aflições. Pois a vida do cristão, embora infelizmente tenha de ser de desprezo da sociedade pelo que ela busca, é a melhor forma de vida. É junto do Senhor que encontraremos alívio para nossas depressões, angústias e sofrimentos.
Deus caminha sempre conosco, precisamos reconhecer sua presença para podermos ser felizes. Há muitas pessoas perdidas que já experimentaram tudo que o mundo diz ser a felicidade, mas que infelizmente não querem experimentar o que o verdadeiro autor da própria felicidade tem para nos oferecer.
A humildade é a chave de nossa configuração com o amor que Deus sente por nós. Só o humilde pode entender os gestos misteriosos de Deus em sua história. O verdadeiro sábio está sempre em atitude de escuta e oração para poder crescer na verdade. Precisamos mudar de nível para vermos o quanto somos prediletos de Deus. O quanto Ele já fez para alcançarmos a verdadeira felicidade.

Dá-nos Senhor um coração humilde e sincero para podermos entender o quanto somos amados por ti.

Rio Grande, 03 de julho de 2023.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.