quinta-feira, 25 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

OS CRISTÃOS DE HOJE SÃO A VOZ QUE CLAMA NO DESERTO

04/12/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Queridos irmãos e irmãs, Pax Domini sit semper vobiscum!

A conversão é meta de todo cristão. Quando fomos batizados iniciamos nosso processo de conversão que perdura toda nossa existência. Neste segundo Domingo do Advento nos é apresentada a figura de São João Batista que veio preparar os caminhos do Senhor. A nossa tarefa hoje como cristãos é muito semelhante à dele: anunciar a verdade da presença de Deus em nossa vida. Devemos estar atentos aos sinais dos tempos e não nos preocuparmos por sermos a minoria que procura ressaltar os valores do Evangelho através de nosso testemunho.

OREMOS: Ó Deus todo-poderoso e cheio de misericórdia, nós vos pedimos que nenhuma atividade terrena nos impeça de correr ao encontro de vosso Filho, mas, instruídos pela vossa sabedoria, participemos da plenitude de sua vida. Por nosso Senhor Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Mt 03, 01-12):
Naqueles dias, apareceu João Batista, pregando no deserto da Judéia: “Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo”. João foi anunciado pelo profeta Isaías, que disse: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” João usava uma roupa feita de pelos de camelo e um cinturão de couro em torno dos rins; comia gafanhotos e mel do campo. Os moradores de Jerusalém, de toda a Judéia e de todos os lugares em volta do rio Jordão vinham ao encontro de João. Confessavam os seus pecados e João os batizava no rio Jordão. Quando viu muitos fariseus e saduceus vindo para o batismo, João disse-lhes: “Raça de cobras venenosas, quem vos ensinou a fugir da ira que vai chegar? Produzi frutos que provem a vossa conversão. Não penseis que basta dizer: “Abraão é nosso pai”, porque eu vos digo: até mesmo destas pedras Deus pode fazer nascer filhos de Abraão. O machado já está na raiz das árvores, e toda árvore que não der bom fruto será cortada e jogada no fogo. Eu vos batizo com água para a conversão, mas aquele que vem depois de mim é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de tirar-lhe as sandálias. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com o fogo. Ele está com a pá na mão; ele vai limpar sua eira e recolher seu trigo no celeiro; mas a palha ele a queimará no fogo que não se apaga”.
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Convertei-vos, porque o reino dos céus está próximo!

A missão de João Batista consistia em anunciar a vinda do Reino de Deus que seria implantado a partir da pregação da Boa Nova de Jesus. João é extremamente coerente com sua missão. Ele não se importava com os elogios e ainda menos com as vaiais que estava sujeito. A sua única preocupação era anunciar a verdade que vai nos tornar livres por dentro. O que adianta as honras da sociedade em razão da nossa felicidade eterna?
Estamos em um processo de conversão, de retorno à fonte que é Deus. Não seremos felizes sem nos comunicarmos com o nosso Criador que nos criou para Ele. O homem vive criando coisas para substituir sua grande realidade: ser amado por Deus.
Devemos estar atentos ao que o Senhor nos pede no meio da história. O cristão não é um alienado. Busca soluções no sentido comunitário iluminado pelos valores do Evangelho. João Batista é uma voz que clama no deserto. Hoje somos sufocados pelos meios de comunicação que reduzem o homem como meio de consumo, de compra e venda. As relações comerciais tomaram o lugar das relações afetivas. Necessitamos cada vez mais de cristãos que levem a sério suas existências. A radicalidade de João Batista hoje se faz necessária num mundo marcado pelo individualismo. Não podemos viver uma duplicidade de vida. Ou somos de Deus ou somos do mundo individualista.
Precisamos preparar os caminhos do Senhor. Melhorar a concepção sobre o sentido de nossa vida. Sabemos do final que João irá ter por levar a sério os planos de Deus. Se quisermos fazer a vontade de Deus seremos automaticamente rejeitados. A maioria das pessoas buscam alegrias momentâneas sendo que o projeto de Deus é um projeto de Felicidade que se é construída pelo processo de conversão que se faz durante toda vida. O caminho da oração sistemática é o único meio que pode nos aumentar a fé e nossa decisão por Deus.
A nossa conversão só será possível pela aceitação do mistério de Deus em nossa existência. Precisamos da efusão do Espírito Santo para que isto aconteça. Devemos invocar sempre esta graça que recebemos no dia de nosso batismo para optarmos sempre pelo bem.
Para pertencermos ao Reino de Deus devemos viver uma experiência de solidariedade. Todos os bens sejam eles materiais ou espirituais devem ser colocados em comum para que todos possam experimentar com antecipação o que viveremos na eternidade.

Ajudai-nos Senhor Jesus a buscar cada vez mais uma conversão profunda.

Rio Grande, 28 de novembro de 2022.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.