sábado, 20 de abril de 2024
PSICOLOGIA EM FOCO

QUANDO PROCURAR UM PSICÓLOGO

20/07/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Em momentos difíceis ou frente a alguns problemas que parecem de difícil solução, muitas pessoas pensam em procurar um psicólogo, mas desistem por diversos motivos: medo, vergonha, desconhecimento ou até mesmo por não acreditarem que um profissional especializado poderá ajudar.
Mas a psicologia tem por objetivo ajudar as pessoas a se conhecerem melhor, e assim encontrarem dentro de si mesmo as respostas que procuram.
Se as suas emoções – seja tristeza, paixão, raiva ou irritação – são intensas a ponto de você se questionar ou atrapalhar suas atividades cotidianas, talvez seja hora de buscar ajuda.
Uma das maneiras é identificar os acontecimentos que despertam esta emoção negativa com maior frequência e em momentos específicos. Por exemplo:
“Sinto-me frequentemente triste no meu trabalho, principalmente quando meu chefe deprecia minhas entregas”. Ou, “Sinto-me extremamente preocupada e insegura quando meu namorado não chega no horário que combinamos, então sempre me pego controlando seus passos”.
Ou “Sinto-me irritada(o) sempre que estou próxima(o) ao meu enteado. E, normalmente sou muito agressiva(o) com meu próprio filho(a)”
Este tipo de revisão certamente irá apoiá-lo(a) a identificar o momento certo de buscar ajuda. Mas, e nos casos em que seu mundo vira de cabeça para baixo?

Vou identificar alguns:
- Se você passou por uma situação traumática
- Se você apresenta sintomas de doenças não diagnosticadas
- Se você precisa de válvulas de escape com frequência
- Se você tem uma ideia fixa ou uma vontade que não passa
- Se as coisas que antes te interessavam perderam a graça
- Se você se sente constantemente desanimado ou sem energia
- Se você tem problemas nos seus relacionamentos

Fontes para Pesquisa
https://www.psicologiaviva.com.br/blog/procurar-um-psicologo/

Camila Lemes Alves
Psicóloga Clínica e Organizacional
Hipnose Clínica
CRP 08/12747
(44) 999706876


-