quarta-feira, 24 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

A ORAÇÃO TEM COMO CONSEQUÊNCIA UMA AÇÃO LIBERTADORA INTEGRAL

20/07/2019
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pax Domini sit semper vobiscum!

A experiência de Deus sempre inclui o conhecimento do que Ele deseja de nós na contemplação. Após esta experiência que nos leva ao verdadeiro conhecimento do plano de Deus, somos convidados a concretizar em nossa vida os seus valores. O grande desafio que sentimos em nossa vida cristã vem após a nossa experiência de Deus. Esta experiência começa com uma vida de oração como um trato de amizade com o Senhor. Como conciliar a contemplação com a ação? Vemos nas duas personagens Marta e Maria, amigas de Jesus, que tanto uma como a outra estavam certas e as duas devem andar de braços dados para crescerem no amor de Deus e do próximo.

OREMOS: Ó Deus, sede generoso para com os vossos filhos e filhas e multiplicai em nós os dons da vossa graça, para que, repletos de fé, esperança e caridade, guardemos fielmente os vossos mandamentos. Por nosso Senhor Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo. Amém.

EVANGELHO (Lc 10, 38-42):
Naquele tempo, Jesus entrou num povoado, e certa mulher, de nome Marta, recebeu-o em sua casa. Sua irmã, chamada Maria, sentou-se aos pés do Senhor, e escutava a sua palavra. Marta, porém, estava ocupada com muitos afazeres. Ela aproximou-se e disse: “Senhor, não te importas que minha irmã me deixe sozinha, com todo o serviço? Manda que ela me venha ajudar!” O Senhor, porém, lhe respondeu: “Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitadas por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”.

Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada.

Há um grande desafio entre o ser e fazer. Entre atividade e ativismo. Atividade é fruto da experiência e o ativismo é fruto da fuga de nós mesmos. O seguimento de Jesus não é um seguimento ideológico ou partidário. Envolve uma postura de vida. Não seguimos a Cristo pela nossa razão, embora ela seja um instrumento necessário. Seguimos pelo amor e a amizade que sentimos por Ele. A experiência de Deus precisa ser cultivada em nossa vida. Não existe nada pronto, tudo passa por um processo. Por esta razão o grande inimigo da vida contemplativa e ativa é o “imediatismo” que nos leva a atitudes precipitadas que muitas vezes vão contra nossa própria vontade. Ele é o grande vilão que tenta destruir o processo de relacionamento nosso com a Santíssima Trindade.
Jesus repreende Marta pela sua atitude mais preocupada com o fazer do que com o ser. Apesar de que se ela não estivesse trabalhando eles não poderiam fazer a refeição. O trabalho deve ser o complemento da experiência de amor. Deve nos levar a dignidade de filhos de Deus. Nós cristãos nos perdemos em ações que muitas vezes não são transformadoras de nossa vida e nem de nossos irmãos porque não cultivamos o valor da contemplação e da oração. A teologia não pode ser transformada em ideologia. A sua base deve ser a Mística. A razão precisa nos levar ao amor e ao processo de conversão, pelo contrário nos desvia da realidade.
A verdadeira ação é produto da escuta do Senhor. Estamos em um mundo cheio de velocidade e dinamismo. Os meios de comunicação e de transporte se aperfeiçoam cada vez mais para que o homem possa chegar mais rápido e com melhores resultados ao que ele busca (o problema é a resposta a esta busca). O tempo e o espaço devem ser superados a qualquer custo. Na realidade estamos muito longe de nosso coração, pois estamos atravessando uma “crise mundial de afetividade”. Esta crise se entende na sua relação com Deus, consigo mesmo e com seus semelhantes. Nunca o homem esteve tão distante de si mesmo como hoje com esta aparente evolução.
O fato de Maria estar escutando a Jesus nos surpreende especialmente a reclamação que Jesus faz em relação à Marta que se encontra muito atarefada. Como Jesus conhece os corações, certamente sabia que Marta necessitava mais de contemplação do que de ação. Era justamente o que Maria estava fazendo.
Podemos ir um pouco mais adiante neste fato e tentarmos imaginar como seria a vida concreta de Maria em relação à Marta? Certamente ela teria mais condições de enfrentar as situações de seu dia a dia de uma forma mais clara e tranquila do que Marta que necessitava de maior escuta.
Hoje estamos carentes de escuta da Palavra de Deus. Preocupamo-nos em conhecer a ela, ou nem isto, nos perdemos em ações e reuniões, não nos recordando que esta Palavra é vida. Ela precisa passar pelo nosso coração. A exegese sem a mística se torna vazia.
A contemplação deve complementar a ação e vice versa. Quando rezamos sabemos exatamente o que o Senhor quer de nós. A oração humilde é um processo de redescoberta de nossa identidade muitas vezes perdida pelo excesso de ativismo.

Senhor Jesus, ajuda-nos a viver a vida de oração ligada ao que vivemos em nossa vida concreta.

Rio Grande, 15 de julho de 2019.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.