quinta-feira, 1 de maio de 2025
CRÔNICA

Nosso cansaço

02/09/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Pr. Pedro R. Artigas
Igreja Metodista

Por todos os lugares que eu ando encontro pessoas que reclamam de estarem com grande cansaço. Seja no estúdio de Pilates onde pratico a ginástica, ou nas ruas, o cansaço em nossas vidas hoje é parte integrante nas rotinas.
E esse cansaço muitas vezes nos leva a insônia ou a noites mal dormidas que no dia seguinte se traduz em desânimo nas atividades. Outras pessoas cansadas têm problemas de saúde, estão degastadas, tristes em suas vidas, doentes enfim com diversos males que desembocam nos consultórios médicos que infelizmente não conseguem diminuir ou acabar com esse cansaço. E na tentativa receitam medicamentos que também não fazem efeito pois é uma doença aparente e que parece mais forte. E quando começamos a conversar as queixas são sempre quase as mesmas, não têm tempo para sim mesmas e gastam o tempo se preocupando com os outros, ou suas atividades. São por demais desgastantes, são intermináveis reuniões na empresa, problemas domésticos, falta de dinheiro para realizar os sonhos, enfim a lista é longa, e esse estado leva ao estresse, porque não nos permitimos descansar um pouco que seja; e tendemos a ignorar os sinais de alerta que nosso corpo nos envia quando exigimos demais de nós mesmos.
A Bíblia nos ensina que devemos trabalhar, mas também nos ensina que devemos descansar. Muitas vezes temos dificuldade em encontrar o equilíbrio entre as ações de trabalho e descanso. Deus nos manda descansar. Se abrirmos nossas Bíblias no Salmo 91, versículo 1 leremos: “o que habita no esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará”. Esse pequeno texto do Salmo nos ensina uma grande lição, não adianta eu querer realizar todas as coisas, ou fazer tudo o que está ao meu alcance e fora dele pela minha própria vontade, sem o auxílio precioso de Deus. Sei que não é fácil como disse acima ouvir os clamores de nosso corpo para desacelerarmos, e ficamos parecidos com o coelho da fábula de Alice no país das maravilhas que vivia correndo de um lado para o outro sempre olhando para o seu relógio e gritando que estava atrasado.
Mas se pararmos para tomarmos posição e entregarmos nossas preocupações a Deus todos os dias e nos concentrarmos n’Ele e não no mundo a nossa volta, descobriremos com o tempo que descansar fica mais fácil.
Não nos esqueçamos das palavras do rei Salomão no livro de Eclesiastes capítulo 3, versículo 1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Aqui o Rei ensina que todas as coisas têm o seu tempo e sua hora para fazer, da mesma forma que o descanso tem o seu lugar.
Dessa maneira não adianta você correr para realizar um pouco, quando sob a orientação de Deus você pode realizar muito mais. Tenha como costume o ato de agradecer a noite de descanso que você teve, mesmo não tendo conseguido dormir bem, pois seu corpo irá aos poucos aprendendo que aqueles momentos são de descanso, e sua mente também aprenderá que o Senhor te dará o descanso.
Da mesma forma agradeça o alimento da manhã que está a sua mesa, e o almoço também. São momentos de refrigério para nossa alma, e estímulo para nossa jornada junto ao nosso Deus. Pense nisso e comece a praticar o descanso na Graça maravilhosa do Senhor. Shalom.