quarta-feira, 24 de abril de 2024
EVANGELHO DE DOMINGO

ESTAR PREPARADOS É VIVER NA GRAÇA DE DEUS

06/08/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Queridos irmãos e irmãs, a Paz e a Alegria que vem do Senhor esteja sempre convosco!

O mês de agosto é dedicado as vocações. A vocação é um chamado de Deus para servir aos irmãos. O primeiro chamado de Deus em relação a nós foi à existência. Deus nos criou para participarmos de sua felicidade. O segundo chamado foi o batismo, que é a nossa consagração a Deus através da tentativa de configurar a nossa vida com a de Jesus vivendo na obediência ao Pai. Ao longo de nossa vida cristã, devemos escolher a forma como iremos viver o nosso batismo servindo aos irmãos. Esta escolha livre poderá ser como Apóstolo Leigo (casado ou solteiro), Consagrado na Vida Religiosa ou como Sacerdote. Vamos rezar neste mês para que o Senhor nos envie muitas vocações para que a nossa Igreja seja cada vez mais florida no amor e na solidariedade.

OREMOS: Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Amém.

EVANGELHO (Lc 12, 32-48):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o reino. Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. Sede como homens que estão esperando seu Senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. Vós também ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o Senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! Em verdade eu vos digo: o Senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. Porém, se aquele empregado pensar: “Meu patrão está demorando”, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, o Senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!”
Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito será exigido!

Na realidade, a Boa Nova da salvação é uma grande responsabilidade. Quando tomamos consciência da presença salvífica de Deus em nossas vidas, somos responsáveis pela propagação desta verdade em todas as partes do mundo. A transmissão da experiência de Deus é algo que nos compromete inteiramente.
Nós seres humanos podemos nos comparar com uma “bomba” de afeto. As bombas mecânicas recebem o líquido e o expandem para fora. Nós “precisamos” nos sentir amados para depois amar. Necessitamos do amor em três dimensões básicas: devemos nos sentir amados pelo Criador para nos amar e amar os nossos semelhantes. Quando nos fechamos a esta realidade estamos morrendo para o sentido mais profundo de nossa existência. O verdadeiro tesouro de nossa vida consiste na abertura de nosso ser para a realidade da presença de Deus e dos irmãos.
Transformamo-nos naquilo que amamos. Se amarmos a superficialidade, nos tornamos, automaticamente, pessoas superficiais e como conseqüência somos facilmente manipulados, dominados pelo relativismo da grande mídia porque não temos outra opção para vivermos. Hoje estamos sobre o domínio dos meios de comunicação, que nos ditam o que é mais importante para nós sem nenhum discernimento. O inimigo de Deus é especialista em criar “falsas necessidades”. A pessoa humana está sendo resumida em máquina de consumo que deve comprar e vender. No momento que amamos o que existe de profundo em nossa vida, para isto necessitamos da ação do Espírito Santo em nós; vamos descobrindo o essencial começando a escolha do que realmente nos interessa.
A pregação de Jesus não consiste no fechamento em nós mesmos. Fomos feitos para nos abrirmos diante de Deus e de nossos irmãos na vida solidária sobre a ação do Espírito Santo. Somos desafiados a vivermos encontro com o outro. O egoísmo é um caminho de morte e tristeza.
O estado depressivo que vive a nossa sociedade nos arrasta a mais profunda solidão. Recebemos o batismo para sermos antídotos de toda esta situação. Precisamos nos comunicar abrir os nossos corações à verdade que nos tornará livres.

Senhor Jesus que possamos encontrar o verdadeiro tesouro em nossas vidas, partilhando vosso amor com todas as pessoas que nos encontrarmos.

Rio Grande, 01 de agosto de 2022.

Visite meu blog: www.padregiribone.blogspot.com

"Deus nos ama acima de nossas limitações".
A Obra Missionária de Evangelização e Acolhida Social Virgem do Carmo Peregrina é uma comunidade de vida localizada na cidade de Rio Grande RS. Tem como carisma o Cultivo da Presença de Deus e a Efusão do Espírito Santo vividos na Oração e na Vida Fraterna. Somos um grupo de cristãos católicos que procuramos ajudar como missionários nos locais mais desprovidos de evangelização. Também temos como ideal ajudar os mais necessitados especialmente as crianças, os dependentes químicos e os encarcerados com suas famílias.
VOCÊ TAMBÉM PODE FAZER PARTE DESTA OBRA!
1. Envie esta mensagem a todos os seus amigos...
2. Imprima esta mensagem para as pessoas que não tem acesso a Internet...
E NÃO SE ESQUEÇA:
1. Celebração Eucarística.
2. Sacramento da Reconciliação.
3. Adoração ao Santíssimo Sacramento.
4. Leitura Orante da Palavra de Deus.
5. Devoção a Virgem Santíssima.