Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate às Drogas que será celebrado no próximo domingo, dia 26, a Câmara Municipal de Goioerê está preparando um projeto com objetivo de intensificar as ações preventivas nas escolas.
O projeto está sendo liderado pelo vereador Fabiano Barboza que destaca a importância de mais ações nas escolas para conscientizar as crianças sobre os perigos das drogas, seja lícita ou ilícita.
Responsável pela casa de recuperação Movimento Cristma que atende dependentes do álcool, drogas, tabagismo, entre outros vícios, o vereador explica que o objetivo desse projeto será prevenir para evitar que as crianças adentrem ao mundo dos vícios.
“A ideia é elaborar uma rede de proteção para salvarmos vidas e evitarmos o sofrimento de muitos pais e mães de ver os filhos oprimidos pelas drogas”, disse ele, afirmando que a finalidade é atuar na prevenção para evitar doentes do álcool e das drogas, depressivos, descontrolados emocionalmente, compulsivos por jogos entre e tantos outros vícios que acabam afetando a vida das pessoas e seus familiares.
Muito atuante nas ações de combate às drogas, o vereador e presidente da Câmara, Herley Kleber de Oliveira – o Professor Paraíba também faz um alerta sobre o perigo do naguilé e cigarro eletrônico que tem virando uma tendência entre os jovens.
“O cheiro agradável das essências os atrai e incentiva a se reunirem em grupos em torno do equipamento. No entanto, o uso pode gerar riscos no futuro. Como usa mecanismos de filtragem com água, pode passar a impressão de que o consumo é inofensivo, mas especialistas alertam para a possibilidade de gerar problemas de saúde ou até levar ao vício”, explicou.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os adeptos do cigarro normalmente terminam de fumar entre cinco e sete minutos, enquanto uma sessão de narguilé dura de 20 a 80 minutos. Isso corresponde a uma exposição aos componentes tóxicos presentes na fumaça de aproximadamente 100 cigarros. A queima do carvão também favorece a inalação de diversas substâncias cancerígenas, entre elas, o monóxido de carbono, potencializando a agressividade ao organismo.