terça-feira, 23 de setembro de 2025
MUITO ALÉM DO ENSINO!

TÍTULO DE ELEITOR

22/05/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

É ano de eleições!
Os pré candidatos já estão na corrida pelo voto do eleitor.
E votar é muito importante. Nem sempre o acesso as urnas foi algo fácil para o cidadão.
A primeira eleição direta para Presidente da República aconteceu em 1894 e elegeu Prudente de Morais como chefe do executivo. Porém, apenas 2% da população estava apta para votar. Ah, o voto era aberto.
Em 1932 duas importantes conquistas vieram com a Constituição: o voto secreto e o voto feminino, este exercido em 1935. O voto feminino viria a ser revogado na Era Vargas e reconquistado 9 anos depois.
Com a Constituição de 1998 o voto passou a ser obrigatório para maiores de 18 anos. Também abriu a oportunidade de jovens a partir de 16 anos votarem, ainda que de forma facultativa. Para analfabetos e idosos com mais de 70 anos o voto também é facultativo.
Neste ano percebe-se uma grande mobilização de jovens entre 15 e 17 anos para tirar o título de eleitor. Segundo dados do TSE ( Tribunal Superior Eleitoral), mais de 1,1 milhão de jovens se registraram para votar nas próximas eleições. Este aumento está diretamente relacionado as campanhas feitas por artistas e influencers para atrair este público.
Mas, e ele foi conscientizado, ou apenas atraído?
É de suma importância que nossos jovens eleitores estejam preparados para este ato cívico tão relevante. Nosso presente e futuro dependem das escolhas que faremos.
Busque o máximo de informações confiáveis. Avalie as melhores propostas e as mais viáveis. Não venda ou troque seu voto. Analise o histórico de cada candidato.
Bora lá, fazer um Brasil melhor para todos!