quinta-feira, 13 de novembro de 2025
GRANDES PREJUÍZOS

Região de Goioerê faz contas dos prejuízos com ventos e queda de granizo

26/04/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Agricultores da região de Goioerê ainda fazem levantamento dos prejuízos causados pelos ventos fortes acompanhados de queda de granizo, que foram registrados no fim da noite de sexta-feira, 22, e na madrugada de sábado, 23.

No município de Goioerê os prejuízos foram pequenos, com algumas lavouras de milho sendo tombadas pelo vento, mas em uma situação reversível, segundo técnicos.

Os prejuízos maiores foram registrados em Juranda, Rancho Alegre do Oeste, Nova Aurora e Assis chateaubriand, onde lavouras inteiras foram dizimadas, com 100% de prejuízos.

Em Juranda, plantações de milho que estavam pendoando e no estágio de frutificação das espigas tiveram as plantas
reduzidas a ‘tocos’. As imagens são chocantes. E impressionantes.

Em um dos vídeos divulgados nas redes sociais, um produtor pega uma grande quantidade de granizo do solo, que enche uma de suas mãos, e apresenta um panorama de sua lavoura, que ficou completamente destruída. “É inacreditável a grande quantidade de granizo. Olhem só. Parece que passou um tsunami por aqui. Não sobrou nada do milho. Só ficou a terra”, lamentou ele.

Em Rancho Alegre do Oeste os prejuízos maiores foram registrados na região da Gleba 15, onde as plantações de milho também foram bastante afetadas.

Em Assis Chateaubriand, na região do distrito de Encantado do Oeste, as lavouras de milho foram reduzidas a tocos no chão, e espigas de milho chegaram a ser debulhadas.

Em Nova Aurora agricultores também lamentaram as perdas com os ventos e o granizo, que segundo os levantamentos iniciais também deixaram grandes prejuízos.