
Hermes de Oliveira, morador de Boa Esperança, é paraplégico e luta pelo direito de pessoas portadoras de deficiência trabalharem como carreteiro. Ele já escreveu um livro sobre o assunto e vibra com as conquistas de um colega paraplégico que voltou a pilotar uma carreta.
PESSOA COM DEFICIÊNCIA TRANSPORTANDO CARGA PELO BRASIL.
“Mas pode isso? Eu mesmo sofri um acidente em 2002, com a carreta que eu trabalhava, fui reabilitado até 2006 e quando fui renovar a minha CNH, fui informado que pessoas com “defeito físico” – isso mesmo, usaram esse termo - não poderia trabalhar exercendo atividade remunerada.
Neste momento iniciei uma batalha para reverter esse obstáculo, escrevi o livro “Um Motorista Especial de Carreta” e levei o caso ao conselho municipal de São Paulo SP, que foi enviado ao “CONADE” - conselho nacional da pessoa com deficiência.
Em 2007, o Juiz Federal, Danilo Almasi Vieira Santos, da 10º Vara Cível de São Paulo, liberou que pessoas com deficiência física pudessem trabalhar como condutores de veículos no País. A sentença permite que PcD possam obter CNH para dirigir veículos destinados a transportes de carga, passageiros e conjugados, caminhões e vans,
Porém, foi em 2003 que a volvo trouxe para o Brasil o FH, com cambio I-shift, que troca marcha de forma automatizada, que é uma exigência que está escrita no formulário do Detran, para que pessoas com deficiência em membros inferiores possa dirigir, e com as devidas adaptações de comandos manuais. Foi mais um passo no sentido de possibilitar que uma pessoa com paraplegia, por exemplo, fosse um carreteiro.
Em 2006, o volvo FH12 cambio I-shift, esteve disponível em uma pista de test - drive no auto posto Sakamoto na via Dutra, cidade de Guarulhos /SP, E eu fui lá, conferi e registrei o fato aqui na Revista Reação e no Youtube, no canal Hermes Piloto. No dia eu pude dar uma volta, só no banco do carona, impedido de dirigir por falta de adaptações. Devida falta de recursos me adaptei em minha cidade e no momento sou um taxista.
E AGORA EM 2021?
O Plinio Junior, morador de Araranguá/SC – e que é uma pessoa com deficiência - está pilotando um Volvo automatizado, que não necessita de embreagem, com adaptação de comando manual de freios e acelerador. Ele está viajando por todo o Brasil, porém, para ficar completa a sua adaptação, ainda falta o elevador, para que ele possa sair de sua cadeira de rodas no nível do chão e ser levadopara o banco, lá em cima, na cabine do bruto. No momento, ele tem apoio de sua esposa Gesilene Paulino, para subir e descer do caminhão.
A história do Plinio começa igual de muitos que tem amigos e familiares carreteiros e desde jovem. Ele nasceu o sonho de ser motorista e foi o que aconteceu com ele, que tem familiares carreteiros, aprendeu dirigir e trabalhava de motorista profissional, viajando por todo canto do Brasil.
Mas a história dele começa a se diferenciar, quando se torna piloto no campeonato de arrancada de caminhões de Santa Catarina.
Em 2019, com seu Scania Jacaré preparada e turbinada, ele sofre um capotamento. O caminhão teve a cabine destruída, seu corpo foi arremessado para fora do veículo, foi socorrido imediatamente e no hospital descobriu que teve fratura na coluna e rompimento medular, mas mesmo assim não desanimou e se reabilitou, providenciou a compra e adaptação de um volvo FH I-shift, conseguiu fazer o teste exigido no Detran para pessoa com deficiência, e foi em busca de uma transportadora para agregar.
Foi difícil, mas ele encontrou seu Norberto proprietário da transportadora Tecmar que transporta usando baú e abraçou a causa, agregando o carreteiro Plinio.
Agora Plinio viaja por todo o Brasil, fazendo o que gosta ele agradece os amigos e familiares que apoiaram nessa conquista que é ser o único carreteiro que se tem notícia - na atividade em nosso País.
Mas o sonho de Plinio ainda não está completo, Ele diz que quer voltar a fazer prova de arrancadão novamente.
Saiba Plinio, que você abril portas e agora vamos aguardar mais “motoristas especiais de carreta” que com certeza apareceram pelo Brasil”.
.
HERMES OLIVEIRA
É paraplégico cadeirante
Ex piloto de Parakart, taxista,
Autor do livro “Um Motorista Especial de Carreta”
Administrador de Empresa
1º secretário na associação ACALME de Campo. Mourão PR
e-mail [email protected]