
A implantação de um centro de hemodiálise em Goioerê, com o objetivo de ofertar tratamento com mais comodidade para pacientes renais crônicos, pode se tornar realidade.
O pedido de aparelhos para a instalação foi feito pelos vereadores Fabiano Barboza, Helton Maia e Ricardo Martins ao deputado estadual Soldado Adriano José.
Segundo o ofício encaminhado pelos parlamentares, atualmente 40 moradores de Goioerê se deslocam três vezes na semana para realizarem as sessões de hemodiálise na cidade de Campo Mourão, que fica a 70 quilômetros.
“As pessoas que fazem hemodiálise ficam com a saúde extremamente fragilizada e a situação se agrava com o deslocamento desses pacientes na busca pelo tratamento”, justificou o vereador Helton Maia, propositor principal do ofício.
De acordo com o parlamentar Ricardo Martins, o “Ricardinho”, o centro de hemodiálise em Goioerê atenderia também cidades da região. “Pacientes de Janiópolis, Moreira Sales, Quarto Centenário e Rancho Alegre poderão ser atendidos por esta estrutura para amenizar os efeitos do tratamento” – enfatizou.
Defensor da regionalização da Saúde em todo o Paraná, o deputado Soldado Adriano José, se comprometeu com os vereadores e a população de Goioerê em tentar viabilizar a implantação do centro no município.
“Tendo esses equipamentos em Goioerê seria mais cômodo para as pessoas que fazem este tratamento. Será um avanço não só para a Saúde da cidade, mas para pacientes de toda região”, afirmou o deputado.
Na última segunda-feira (21) o parlamentar apresentou a demanda ao secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto.