quinta-feira, 28 de março de 2024
FAÇA ACONTECER

Inclusão no mercado profissional é proporcionada pela Copacol

18/01/2022
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

“Quer? Então faça acontecer, porque a única coisa que cai do céu é a chuva.” A frase bem-humorada de Vinícius de Moraes manuscrita em um papelzinho colado no computador é um empurrão para a Rayane Suntak da Silva, 18, começar cada dia de trabalho. “Gosto muito do que eu faço. Aprendi muito aqui na Copacol e quero progredir ainda mais”.

Otimista e disposta a executar as tarefas, a jovem aprendiz da Copacol em Nova Aurora iniciou a trajetória profissional na recepção da Unidade Industrial de Peixes, onde a mãe trabalha, a auxiliar de lavanderia, Simone Aparecida da Silva, que incentivou Rayane a se inscrever para a vaga.

Com o bom desempenho nas tarefas, logo ela foi transferida para o setor administrativo da Cooperativa onde novos desafios surgiram, mas não intimidaram Rayane. “No começo achei que teria dificuldade, mas pelo contrário, deu tudo certo. Fui muito bem recebida na Cooperativa e aqui pude desenvolver mais esse contato pessoal, a comunicação. Antes eu ficava mais em casa e não tinha convivência com muitas pessoas”.

 

 

Rayane se movimenta com cadeira de rodas. A má formação uterina resultou na deficiência nas pernas e nos braços. Porém, a limitação física nunca a impediu de sonhar. Ela está prestes a concluir o ensino médio no Colégio Estadual Machado de Assis e agora está determinada a cursar Psicologia.  “A Copacol abriu portas e me deu um novo caminho. A limitação física aqui não é uma barreira. A Copacol tem muitas vagas para pessoas com deficiência e isso é muito positivo”.

Com 16 mil colaboradores, a Copacol é uma referência em empregabilidade no Oeste do Paraná, abrindo as portas para PCDs (Pessoas Com Deficiência). A inclusão é valorizada pela empresa, que tem como princípio o respeito as diferenças, garantindo oportunidades a todos que desejam crescer profissionalmente e ainda participar do modelo cooperativista, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de toda a região. 

 

As vagas estão abertas em diferentes setores – tanto na área industrial quanto administrativa – inclusive nos programas Jovem Aprendiz e Trainee. “Valorizamos a competência e a dedicação à nossa Cooperativa. Por isso, geramos oportunidades para todos. Somos formados por valores humanos, por isso, incentivamos o desenvolvimento pessoal e profissional de todos”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.