sábado, 20 de setembro de 2025
EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL

Edson Barbosa: O chef de cozinha que conquistou Goioerê com cursos de culinária

04/12/2021
  • A+ Aumentar Fonte
  • A- Diminuir Fonte

Quem acompanha as redes sociais deve ter observado muitas pessoas postando fotos de comidas deliciosas feitas em cursos de culinária que foram oferecidos nas últimas semanas em Goioerê, através da Secretaria de Indústria e Comércio.

Por trás destes pratos deliciosos está o chef de cozinha Edson Barbosa, que com muita competência, habilidade e um jeito fácil de ensinar conquistou a todos os alunos, transmitindo seus conhecimentos de uma forma que o aprendizado é quase automático.

Nesta temporada foram oferecidos os cursos de Boucher (Corte e Preparo de Carnes), de Petiscos, Comida de Boteco e Panificação (ainda em andamento), todos com alunos satisfeitos e já querendo que sejam oferecidos outros cursos. Em 2019 ele já havia ministrado em Goioerê o curso de Churrasco.

O CHEF

Edson Barbosa tem 50 anos e nasceu em Fênix, na região de Campo Mourão. Ele conta que começou a cozinhar ainda criança. Na adolescência trabalhou em lanchonete, onde fazia lanches e ia para a cozinha. Depois foi para Campo Mourão, onde trabalhou em escritórios e em banco.

Quando se casou, resolveu ir com a esposa para Inglaterra, onde foi trabalhar em um restaurante. Edson começou lavando pratos e depois foi para a cozinha, sua paixão, onde chegou ao cargo de subgerente.

Edson voltou ao Brasil em 2008, mas logo foi contratado como cozinheiro em um navio de cruzeiro italiano. Ele trabalhou embarcado por dois anos, chefiando uma das cozinhas do navio. Depois ele retornou para a Inglaterra, onde voltou a trabalhar em restaurante por mais três anos.

SENAC

Quando retornou ao Brasil, Edson resolveu se qualificar profissionalmente, realizando um curso de cozinha no Senac e a faculdade de gastronomia. Ele acabou sendo contratado pelo Senac e agora vive a sua grande paixão pela cozinha ministrando cursos de culinária, harmonização de vinhos e muitos outros ligados à área.

Em Goioerê há a expectativa de que ele volte no próximo ano para ministrar novos cursos na área. Volta sim, Mestre Edson!